Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Sábado - 05 de Março de 2005 às 06:56

    Imprimir


O juiz James Kleinberg, da corte de San Jose, Califórnia, deu parecer favorável à exigência da Apple de que os sites que ultimamente têm revelado com (muita) antecipação seus lançamentos devem ser obrigados a revelar os nomes das fontes consultadas para a realização das reportagens. Pelo menos três sites são alvo dessa investida legal: Think Secret, Apple Insider e Power Page.

Para o juiz Kleinberg, a lei que garante a qualquer jornalista o direito de preservar a identidade de suas fontes não pode ser estendida aos sites, já que, nesse caso, essas fontes são na verdade funcionários que estão divulgando segredos industriais obtidos ilegalmente. Como se sabe, não só na Apple como em qualquer empresa, um empregado que vaza esse tipo de informação está sob pena de ser dispensado por justa-causa e ainda ser processado.

Essa decisão, que ainda está sujeita a recurso, não foi explicada pelo juiz, que ainda deve ouvir os argumentos dos advogados da Apple e da Electronic Frontier Foudation, entidade de defesa da liberdade de expressão na internet que se ofereceu para defender os sites acusados. A última notícia divulgada por esses sites (e prudentemente retirada do ar) foi sobre um produto apelidado de Asteroid ou Q97, o qual acredita-se ser uma interface de áudio via FireWire para o software GarageBand.




Fonte: Magnet

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/354940/visualizar/