Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 04 de Março de 2005 às 17:27

    Imprimir


Mais de 300 alunos participaram nesta sexta-feira (04) da cerimônia de entrega de certificados da conclusão dos cursos gratuitos do ‘Plano Territorial de Qualificação’ (Planteq) de 2004. O projeto foi uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec), e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai-MT, além de outras instituições. O Planteq faz parte do Plano Nacional de Qualificação – PNQ e está sendo desenvolvido com recursos do FAT – Fundo de Amparo do Trabalhador em todo o Estado.

O Senai – MT ministrou, nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande, aproximadamente 15 diferentes cursos de qualificação industrial e de outras áreas, como panificação, costura industrial, marcenaria, informática básica e eletricista predial, para 381 alunos. As aulas tiveram início no dia 06 de dezembro do ano passado. Em todo o Estado foram cerca de 53 turmas, totalizando 1091 alunos. “É missão da nossa Instituição qualificar profissionais para o mercado de trabalho. Esse trabalho foi fruto da competência e a força que o Senai - MT tem hoje, sendo a única Instituição da área a receber a certificação ISO 9001”, comemora o Diretor Regional do Senai – MT, Prof. Gilberto Figueiredo.

O Secretário Adjunto da Secretaria de Trabalho Emprego e Cidadania, José Rodrigues Rocha Júnior, disse que a expansão da economia de Mato Grosso passa necessariamente pela qualificação profissional e elogiou a atuação do Senai no Estado. “A qualificação e o conhecimento é um processo contínuo, que deve ser feito ao longo da vida do profissional. E o Senai tem sido um grande parceiro, não apenas da Setec, mas do Governo do Estado, na busca pela qualificação da mão-de-obra de Mato Grosso”.

Inclusão Social - Dentro da política de inclusão social do Senai – MT, foram abertas 44 vagas para alunos portadores de necessidades especiais, em duas turmas. O aluno Douglas Correa Claro, de 19 anos, portador de deficiência motora, recebeu das mãos do Diretor Regional o Senai, o certificado do curso de informática básica. “Para mim, o curso foi muito satisfatório”, diz animado. “Nós não temos no Brasil uma cultura inclusivista. Quando uma pessoa com necessidade especial encontra uma oportunidade como esta, agarra com muito mais vontade”, explica a Professora Denise Molina, Coordenadora da Unidade Estratégica de Educação Especial do Senai.

Também foi realizado curso de Móveis Planos na Fazenda Cabaças, município de Barra do Bugres, no assentamento 18 de maio para 20 alunos e em Santo Antônio do Leverger, também para 20 alunos que tiveram aulas de eletricidade predial, por meio do Kit’s do PAM – Programa de Ações Móveis do Senai. “Por meio de nossos kits, é possível ministramos aulas mesmo em locais onde não possuímos unidades operacionais”, explica o Gerente do Senai – Várzea Grande, José Barbosa Baptista. A cerimônia foi realizada no Senai – Fiemtec, que está localizado na Av. XV de Novembro, Porto, em Cuiabá.

*Legenda da foto: Diretor Regional do SENAI – MT, Prof. Gilberto Figueiredo entregando certificado do curso de informática básica ao aluno Douglas Correa Claro.





Fonte: Pau e Prosa comunicacao

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/355072/visualizar/