Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 04 de Março de 2005 às 08:02

    Imprimir


Considerada o principal gargalo para o incremento das relações comerciais entre Mato Grosso e a Bolívia, a pavimentação da estrada ligando San Mathias a Concepción custaria algo em torno de US$ 64 milhões, segundo estimativas do coordenador de Integração Internacional da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Serafim Carvalho. Ontem, ele atuou como apresentador durante o Seminário Internacional de Infra-Estrutura Multimodal, que reúne os sete países do Cone Sul (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Chile e Peru).

No debate, que teve também a participação de Richard Jean Marie Dubois, da Trevisan & Associados, Serafim Carvalho apresentou estudo elaborado em 1999 pela Fiemt e o governo do Estado, que apontou quatro eixos principais de ligação com o Pacífico. Duas delas integram os países sul-americanos por hidrovia, ligando Santa Cruz a Salta, na Argentina e outra de Salta indo até Antofagasta, no Chile.

Outras duas opções, no eixo Norte/Sul, podem ligar o Acre ao Sul do Peru (Rodovia Transoceânica) e no eixo Leste/Oeste a integração se dá pela ligação Cuiabá, Santa Cruz, passando pelo trecho a ser pavimentado.

Das quatro saídas disponíveis para o país vizinho, Bolívia, a partir de Mato Grosso (via Cáceres) é a principal alternativa. Pode-se sair do Estado para a Bolívia ainda por Vila Bela da Santíssima Trindade (a 30 km da fronteira e a 160 km de San Ignácio); por Pontes e Lacerda (180 km do destacamento de Fortuna e onde se chega a San Vicente da Fronteira); e, por fim, por Porto Esperidião, a 60 Km de Cáceres.




Fonte: Diário de Cuiaba

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/355240/visualizar/