Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 04 de Março de 2005 às 07:03
Por: Patricia Ruiz

    Imprimir


São Paulo - A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) está com inscrições abertas para quem quer concorrer a bolsas de doutorado, doutorado-sanduíche e pós-doutorado na Alemanha. Os interessados podem se inscrever até o dia 11 de março.

O projeto é resultado de uma parceria entre a Capes, o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O número de bolsas disponíveis ainda não está definido, mas no ano passado foram 87. Segundo a DAAD, a quantidade varia de acordo com o número de inscritos. No ano passado, foram 197 inscrições.

Os bolsistas selecionados têm direito a um curso de alemão com duração de até seis meses. A língua não é um requisito eliminatório para os doutorandos da área de exatas. Já para os de humanas é recomendado um conhecimento básico de alemão.

No doutorado integral, que tem duração mínima de um ano, os estudantes realizam toda a pesquisa na Alemanha e defendem a tese naquele país. Nesses casos, serão aceitos apenas candidatos que querem pesquisar áreas ainda inexistentes no país.

Já o doutorado-sanduíche são aqueles que já estão matriculados no Brasil e buscam fazer uma pesquisa comparativa entre os dois países. Este programa dura entre 7 a 24 meses pelo DAAD e de até 12 meses pela Capes e CNPq.

Para quem já concluiu o doutorado, há o programa de pós. Neste caso, os candidatos devem ter experiência em pesquisa e docência no Brasil. A duração da bolsa é de no máximo 12 meses.




Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/355281/visualizar/