Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 03 de Março de 2005 às 13:49

    Imprimir


Um estudo elaborado por três pesquisadores espanhóis constatou que as pessoas viciadas em nicotina demoram até três horas mais que as não fumantes para chegar a seus níveis ótimos de rendimento intelectual e, além disso, lhes custa mais alcançar o bem-estar pessoal.

O trabalho, publicado na revista científica britânica Addiction, verificou que as pessoas que não fumam conseguem "níveis mais altos de ativação e bem-estar" que as que têm o hábito de fumar. Os professores de psiquiatria e psicobiologia clínica da Universidade de Barcelona Miquel Sánchez, Ana Adán e Gemma Prat são os autores desse estudo, baseado na cronobiologia.

Segundo eles, a dependência do tabaco também desajusta e atrasa o relógio biológico dos fumantes, o que causaria o esfriamento nos tempos de ativação do rendimento intelectual. O objetivo do trabalho, segundo os autores, era "medir a crença freqüentemente alardeada pelos fumantes de que o cigarro os estimula e aumenta seu nível de satisfação".

Para isso, estudaram os questionários respondidos por 60 estudantes da Faculdade de Psicologia dessa universidade do leste da Espanha durante todo um dia, desde o início da manhã até a noite. Vinte voluntários eram não fumantes, outros vinte fumavam com pouca freqüência e os vinte restantes eram dependentes.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/355454/visualizar/