Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 02 de Março de 2005 às 18:23
Por: Valéria Cristina

    Imprimir


A má distribuição de renda em Mato Grosso foi um dos principais assuntos discutidos na sessão matutina desta quarta-feira (02) na Assembléia Legislativa. Os deputados Zé Carlos do Pátio (PMDB) e José Riva (PTB), tendo como base uma matéria veiculada pelo jornal Folha do Estado (27/02), criticaram o fato de Mato Grosso ser campeão em produção, ter a taxa de Produto Interno Bruto (PIB) que mais cresce no país e, mesmo assim, ter 25,89% de sua população vivendo em situação de necessidade extrema (dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE). Ambos os parlamentares chamaram atenção para o fato e frisaram que o assunto deve ser alvo de discussão no Poder.

Pátio citou o caso dos estados de Roraima e Rondônia que, apesar de terem uma economia menor que a de Mato Grosso, têm menos pessoas na miséria. “Como podemos perder para Rondônia e Roraima?”, questionou o peemedebista. Para Riva, não adianta o estado ter muita riqueza concentrada nas mãos de poucos. “Temos que fazer uma reflexão sobre isso”, afirmou o deputado lembrando que quem nunca passou pelos assentamentos de Mato Grosso não sabe o que é pobreza.

Zé Carlos do Pátio defendeu ainda que a Assembléia não pode ficar omissa, tendo obrigação de discutir a questão e cobrar providências do governo. “A responsabilidade é de todos nós. O discurso de que somos o celeiro do desenvolvimento é bonito lá fora. Mas vai ver o dia-a-dia nos municípios, a falta de estrutura e de políticas públicas”, ponderou.

Falando da falta de políticas públicas, o deputado Riva também destacou a questão educacional. De acordo com ele, a educação é um dos quesitos principais para o combate à pobreza.




Fonte: Da Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/355703/visualizar/