Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 02 de Março de 2005 às 16:25
Por: Michèlle Canes

    Imprimir


Brasília - Segundo estudo feito pela consultoria econômica GRC Visão, o Brasil é hoje o país com a maior taxa de juros real do mundo. A taxa básica brasileira, chamada Selic, é avaliada mensalmente pelo Comitê de Política Monetária (Copom), e alterada caso o governo julgue necessário. No mês de fevereiro, fechou em 18,75%, ultrapassando a Turquia e tornando-se assim a maior taxa de juros real do mundo.

A taxa básica de juros brasileira é a taxa de juros que o governo paga pelos empréstimos que pega com os bancos vendendo títulos públicos – e serve de referência para outras taxas de juros do País. A taxa básica, menos a inflação, é o valor do juro real brasileiro. "O Brasil tem disputado um campeonato árduo com a Turquia, mas atualmente já a ultrapassou e mais uma vez ocupa o primeiro lugar do mundo entre os países que aplicam as maiores taxas de juros" afirma o professor de ciências contábeis e autuariais da Universidade de Brasília (UNB), Roberto Piscitelli.

Com o aumento divulgado pelo Copom, a expectativa do juro real (Selic menos a inflação) para 2005 subiu de 11,8% para 12,3 %. A Turquia tem uma taxa de juros reais de 7,5% ao ano. O que acontece é que o Comitê de Política Monetária pretende alcançar uma meta inflacionária de 5,1 % mas como as expectativas para 2005 não têm diminuído, a taxa é reajustada. É o sexto mês consecutivo em que ocorre aumento da Selic. "A taxa no Brasil é muito mais elevada que a de países latino-americanos. É uma diferença muito grande para os padrões mundiais" explica Piscitelli.

Outro fator que têm tido influência no aumento dos juros é a atividade econômica que, segundo relatório da GRC Visão, não reduziu o seu ritmo de crescimento como era esperado depois das altas dos juros.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/355761/visualizar/