Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 02 de Março de 2005 às 16:20
Por: Spensy Pimentel

    Imprimir


Montevidéu – O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, afirmou que os encontros realizados nesta quarta-feira (2) entre chefes de Estado na capital uruguaia representam "a consolidação do espírito sul-americano". Para Amorim, os encontros pretendem fortalecer a integração regional sem excluir outros países. "Ninguém quer criar um eixo", afirmou.

O ministro fez a declaração após participar da reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente do Peru, Alejandro Toledo. Neste momento, Lula está reunido com os presidentes da Argentina, Nestor Kirchner, e da Venezuela, Hugo Chávez. Para Amorim, a reunião entre os três países vai permitir "uma colaboração trilateral que não é excludente".

O ministro também destacou que o ingresso da Venezuela como membro do Mercosul não tem a intenção de enfraquecer a Comunidade Andina (CAN) – grupo do qual a Venezuela faz parte. Segundo ele, o objetivo dos acordos de integração é que todos os países da América do Sul tenham uma só Tarifa Externa Comum (TEC).

Amorim também adiantou que o encontro de Lula com Kirchner e Chávez tratará das questões do setor energético e da indústria naval. Segundo ele, a Venezuela precisa construir mais embarcações para petróleo e pretende fazer isso com a indústria brasileira.

O ministro também citou como exemplo de negócio entre os países o financiamento de US$ 200 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a construção de um gasoduto pela TGS-Transportadora de Gas Del Sur, que levará gás do sul da Patagônia para Buenos Aires, na Argentina.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/355762/visualizar/