Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 02 de Março de 2005 às 16:15
Por: NIKA PEREIRA

    Imprimir


Melhorar a qualidade de ensino das escolas do campo nas classes multisseriadas de 1ª a 4ª séries, aplicando a estratégia metodológica da Escola Ativa. Esta vem sendo a preocupação dos Governos Estadual e Federal, que realizam em conjunto, nos dias 14 a 28 de março, no hotel Águas Quentes, a primeira etapa de Capacitação da Escola Ativa para servidores públicos que trabalham em unidades rurais.

Escola Ativa, que é um projeto desenvolvido dentro do Programa Fundescola/FNDE, do Governo Federal, e administrado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), leva em conta estratégias e vivencias que objetivam combater a reprovação e o abandono dos alunos no meio rural.

A previsão é que 42 servidores públicos de 40 municípios participem do evento, entre eles, supervisores de Secretarias Municipais, técnicos da superintendência de Ensino e Currículo da Secretaria de Estado de Educação, supervisores Pedagógicos do Programa Fundescola/FNDE e técnicos da Coordenação Executiva do Programa no Estado.

O projeto tem a proposta pedagógica voltada para classes multisseriadas, situadas em áreas rurais ou em periferias de centros urbanos, com um sistema modular de ensino permitindo ao aluno a continuidade dos estudos, independente da conclusão do ano letivo tradicional.

Trabalha com elementos e instrumentos que estimulam a participação das crianças, pais e comunidade escolar no processo de ensino e aprendizagem, como: livro didático específico (Guias), educação continuada dos professores, cantinhos de aprendizagem e acompanhamento constante de alunos e de docentes.

“O desafio de se pensar em uma alternativa que objetive conferir qualidade às classes multisseriadas, tornando o ensino nelas desenvolvido de igual ou de melhor qualidade que o das classes seriadas: desafio pretensioso, mas possível”, disse o gerente de Ensino e Aprendizagem da Seduc/Fundo Escola, Alexandre Carneiro Leão.

ESCOLA ATIVA – Mato Grosso foi o primeiro Estado a implantar o projeto piloto em 1998. Ao todo 30 municípios desenvolvem o projeto, que beneficia 1.161 alunos. O objetivo é oferecer um ensino de melhor qualidade para o meio rural, promover a melhoria na prática pedagógica do professor, desenvolvendo seus conhecimentos em oficinas de capacitação.

Embora ainda em fase de consolidação, onde a Escola Ativa foi bem implementada, são observados os seguintes resultados: Elevação substancial do percentual de promoção; Diminuição significativa da evasão; Aperfeiçoamento da prática pedagógica dos professores; Maior atuação e participação da comunidade na gestão da escola.

O maior desafio da Escola Ativa e o que garantirá seu sucesso é o envolvimento e comprometimento em todos os níveis - Secretarias de Educação, Professores, alunos e pais - para que num esforço conjunto dêem sustentabilidade à proposta.





Fonte: Assessoria/Seduc-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/355765/visualizar/