Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 02 de Março de 2005 às 12:03

    Imprimir


Brasília - No último dia 10 de fevereiro, em cerimônia no Palácio do Planalto, os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário firmaram um termo de compromisso estabelecendo a união de esforços para a prestação de serviços televisivos para o exterior. O acordo leva as assinaturas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dos ex-presidentes do Senado, José Sarney e da Câmara, João Paulo Cunha, e do presidente em exercício do Supremo Tribunal Federal, ministro Carlos Velloso. O documento explica que o objetivo do novo canal "é fortalecer o processo de integração na América do Sul.

Durante a cerimônia, Lula afirmou que o projeto vai impulsionar a integração do Brasil com outros países. "Não basta apenas a integração comercial, é preciso que haja integração física, cultural, social. E nenhum instrumento será mais eficaz para a integração do que a comunicação", disse Lula.

O presidente destacou, no entanto, que para o projeto se consolidar, é preciso "muita generosidade" por parte do Brasil e dos países que terão acesso à programação da futura emissora. "Um projeto deste não pode ser visto como uma intromissão de um país que quer ter hegemonia sobre os demais. Isso tem que ser recebido como um instrumento a mais no processo de integração solidária que queremos fazer", alertou.

Na avaliação de Lula, esse processo será possível pois está sendo criada a oportunidade para a veiculação de informações sobre todos os países do continente. "É muito importante que o mundo da América do Sul conheça a nossa cultura plena, mas é muito importante que a gente tenha humildade de conhecer a deles", completa.

Entre os dias 26 e 31 de janeiro, como primeira ação dessa iniciativa, foi montada em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, uma emissora piloto que realizou a cobertura do 5º Fórum Social Mundial. Durante os seis dias do evento, foram produzidas mais de 90 horas de programação – em média, 15 horas diárias - com transmissão, ao vivo e em espanhol, das principais atividades do evento. Países da América do Sul, Central e do Norte e também da Europa Ocidental receberam as transmissões.

Um breve histórico

A idéia de uma televisão como essa surgiu durante uma viagem para Buenos Aires, em maio de 2003, ocasião da posse do presidente argentino Nestor Kirchner. Uma conversa entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-presidente do Senado, José Sarney, lançou vôo sobre a possibilidade de o Brasil colocar no ar um canal internacional de televisão. De volta ao País, era preciso pôr para funcionar as primeiras engrenagens do projeto.

Em um primeiro momento, formou-se uma equipe de trabalho com membros dos três poderes da República para discutir as bases de implementação da futura emissora. Esse grupo foi o embrião do que hoje é o Comitê Gestor, instituído por meio de um decreto assinado pelo presidente Lula, em setembro de 2004.

Formado por representantes da Radiobrás, Secretaria de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica, Senado, Câmara dos Deputados, Itamaraty e Supremo Tribunal Federal, o Comitê é encarregado de operar o funcionamento editorial e administrativo do projeto de prestação de serviço televisivo para o exterior.

Abaixo, você pode ler a íntegra dos principais discursos da cerimônia no Palácio do Planalto do dia 10 de fevereiro.

Discurso do presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva

Discurso do ex-presidente do Senado, José Sarney

Discurso do ex-presidente da Câmara, João Paulo Cunha

Discurso do ministro Carlos Velloso, presidente do Supremo Tribunal Federal.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/355841/visualizar/