Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 02 de Março de 2005 às 11:44
Por: Raquel Ferreira

    Imprimir


A seca em pleno período de chuvas em boa parte do país, principalmente nos estados da região Sul e também na Argentina e Paraguai estão influenciando no preço internacional da soja e pode acabar ajudando os produtores de Mato Grosso, apesar da quebra de produtividade que isso ocasionará nas lavouras.

O presidente do Sindicato Rural de Primavera do Leste, José Nardes, acredita que o preço soja, que já melhorou nos últimos dias pode voltar a alcançar os patamares de U$$ 11 por saca, o que cobriria os custos de produção e tiraria o produtor do atual sufoco.

“Hoje a soja já está sendo comercializada acima dos U$$ 6 a saca, mas no início desse ano o produto chegou a ser cotado a U$$ 5 a saca”, afirma. Ele explica que o aumento do preço internacional da soja esteja subindo em virtude da expectativa de quebra na safra brasileira e Argentina, o segundo e o terceiro maiores produtores do grão no mundo.



Segundo ele, especialistas asseguram que a quebra da safra brasileira da soja será de 7 milhões de toneladas, isso sem computar a quebra na safra Argentina. Com isso, os estoques internacionais da soja que atualmente são de 12 milhões de toneladas caem sensivelmente o preço do produto acaba subindo no mercado internacional o que viabiliza principalmente o produtor mato-grossense, que apesar da perda de produtividade em decorrência da seca e da ferrugem, poderá cobrir os custos de produção, que nesse ano tiveram um aumento considerável.





Fonte: Primeira Hora

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/355846/visualizar/