Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Quarta - 02 de Março de 2005 às 11:41
Por: Ana Moreira/Lorenzo Falcão

    Imprimir


O Coro e Orquestra de San Ignácio de Velasco se apresentam nesta quinta-feira, 03 de março, às 20 horas na Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho. São 35 músicos divididos entre cantores e instrumentistas que chegaram da Bolívia na madrugada de quarta para fazer duas apresentações em Cuiabá: uma na abertura do Seminário Internacional de Infra-estrutura Multimodal (02/03) e a outra na Igreja Bom Despacho (03/03).

O grupo foi formado em 1999 e vem se apresentando em diversos eventos. Já estiveram em Mato Grosso antes, mais precisamente em Tangará da Serra. O repertório é composto em sua maioria por músicas religiosas renascentista e barroca, mas canções do folclore da Bolívia oriental também estão no programa.

Os bolivianos se apresentam a convite do secretário de Estado de Cultura, João Carlos Vicente Ferreira, que assistiu uma performance da Orquestra e Coro quando esteve na Bolívia na Expedição Estradeiro. A presença dos músicos e cantores em Cuiabá já é uma estratégia voltada para o processo de integração sul-americana que o Governo do Estado pretende deflagrar.

“Consideramos esta apresentação o primeiro resultado de intercâmbio que conquistamos durante a expedição Estradeiro 4. É um presente para todos os mato-grossenses poder prestigiar o Coro e a Orquestra de San Ignácio de Velasco, num espetáculo singular que será oferecido na Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho, revitalizando este espaço recém recuperado”, assegurou João Carlos.

Para a coordenadora da Orquestra e Coro de San Inácio, Nilda Olga Céspedes, a proposta de integração é muito bem vinda. Ela ressaltou que em San Inácio de Velasco, cidade com cerca de 40 mil habitantes, a cultura é bastante valorizada, especialmente, manifestações como o artesanato, pintura e folclore.

A Orquestra e Coro é formada em sua maioria por crianças e jovens que vão dos 8 aos 18 anos. Violinos, flautas e celos são os instrumentos que irão dividir as atenções com as vozes. A apresentação terá um trabalho de iluminação especialmente preparado para o evento.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/355847/visualizar/