Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 02 de Março de 2005 às 07:52

    Imprimir


A imprensa internacional afirma nesta quarta-feira que o governo brasileiro deve tentar aproveitar o anúncio do crescimento de 5,2% do PIB para obter dividendos políticos. A notícia foi divulgada em publicações influentes entre os investidores estrangeiros, como o New York Times e o Financial Times.

Ambos afirmam se tratar do maior crescimento anual da economia brasileira desde 1994, mas que os dados relativos ao último trimestre do ano "sugerem que a economia começou a desaquecer".

Para o Financial Times, "o presidente Luiz Inácio Lula da Silva provavelmente vai usar o forte número para tentar reconquistar o capital político após o PT ter perdido o controle da Câmara dos Deputados no mês passado".

O New York Times vai na mesma linha: "as fortes estatísticas anuais devem fornecer algum alívio político para o presidente de esquerda do Brasil, cujo governo sofreu recentemente uma derrota humilhante no Congresso durante votação para o presidente da Câmara".

O jornal americano acrescenta que os dados positivos "podem ajudar a proteger Lula dos críticos à esquerda, que dizem que ele tem negligenciado os problemas de desigualdade social preocupando-se apenas em manter políticas fiscais e monetárias austeras".

O diário observa também que as projeções dos economistas sobre o crescimento em 2005 são mais modesta, da ordem de 3,5% a 4% do Produto Interno Bruto.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/355923/visualizar/