Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 02 de Março de 2005 às 07:43
Por: Mariana Peres

    Imprimir


A Agro Norte realiza, no período de 3 a 5 deste mês, a colheita da variedade Best 2000. O dia de campo, no Centro de Pesquisas da Agro Norte, em Sinop (503 quilômetro ao Norte de Cuiabá), estará apresentando aos agricultores as vantagens de se plantar essa cultivar que tem registrado produtividade e qualidade. A área de teste ocupa 400 hectares (ha) e estima-se que o rendimento do cereal possa chegar a 110 sacas/ha. Os primeiros resultados revelaram produtividade de 99 sacas/ha. Outra vantagem é que na classificação do arroz, a variedade apresenta rendimento de 60% de inteiros e uma renda de 69,50%.

O engenheiro agrônomo da Agro Norte, Mairson Santana, explica que as demais variedades de arroz normalmente rendem cerca de 50 sacas/ha, classificação de inteiros entre 52% e 54% e 68% renda. Ele acrescenta ainda que o arroz é bom de panela e é bem aceito pelas industrias "fator extremamente importante para o agricultor que produz ou pretende produzir essa variedade", explica.

A variedade Best 2000 é um arroz de dupla aptidão, que se adapta muito bem as condições de sequeiro e que responde ao uso de tecnologia podendo, ultrapassar 120 sacas/ha quando cultivado de forma adequada. "Por isso a importância deste dia de campo", reforça Santana.

Nestes três dias serão apresentados a tecnologia utilizada, custo de produção, qualidade de grãos, produtividade e outras vantagens do Best.

OPÇÃO - Na mesma área o produtor também terá a oportunidade de acompanhar o plantio da soja "Médio Norte", desenvolvida pela Agro Norte, para que o agricultor tenha opção de fazer uma safrinha de soja em cima da palhada do arroz, com vantagem de que, devido a época de plantio em que será realizada, a pressão de doenças é bem menor e o produtor poderá colher sua lavoura muitas vezes sem tido necessidade do uso de fungicida.




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/355927/visualizar/