Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Terça - 01 de Março de 2005 às 22:33

    Imprimir


O deputado Sarney Filho (PV-MA) propôs ontem a criação de uma comissão externa da Câmara para visitar as tribos indígenas de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul onde crianças morreram de desnutrição nos últimos dias. O parlamentar disse que é tarefa do Congresso fiscalizar o uso dos recursos destinados aos índios e encontrar o real motivo das mortes. A proposta foi feita na semana passada e deve ser examinada pelos deputados hoje.

"É certo que os deputados vão aprovar essa comissão. Passaremos três dias nos dois estados para avaliar a situação. Não aceitamos a justificativa dada pela Funai de que o problema foi causado por uma questão cultural, já que nessas tribos comem primeiro os mais velhos e os mais novos se alimentam com o que sobrar", disse Sarney Filho.

O parlamentar também anunciou que encaminhará ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva um documento sugerindo que o governo federal impeça a continuidade da extração de madeiras nativas da região amazônica até que sejam aperfeiçoados os mecanismos de fiscalização da atividade. No período de regulamentação, Sarney Filho deverá recomendar que seja intensificada a exploração das áreas que já foram degradadas, correspondentes a 155 mil quilômetros quadrados da floresta.

O deputado também deverá cobrar do presidente a formulação de uma política pública de prioridades na área, com especial atenção à regularização de terras. Para ele, é fundamental que o governo resolva a política fundiária antes de qualquer outro problema local. Sarney Filho defende ainda a criação de uma lei proibindo a pecuária em regiões de floresta.





Fonte: Globo Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/355998/visualizar/