Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 01 de Março de 2005 às 22:20

    Imprimir


Um militante poderoso da Cisjordânia disparou tiros perto da comitiva de um ministro palestino na terça-feira. Apesar de não ter havido feridos, o episódio aumentou o temor de que haja caos civil em consequência da tentativa do presidente Mahmoud Abbas de conter a ação dos grupos armados.

Testemunhas disseram que Zakaria al-Zubaidi, que comanda as Brigadas dos Mártires al Aqsa em Jenin, invadiu o complexo do governo da cidade quando ficou sabendo que o ministro do Interior, Nasser Yousef, tinha chegado sem nenhum aviso prévio.

"Antes da trégua, você coordenava as visitas comigo", Zubaidi teria gritado, segundo testemunhas. Ele se referia ao cessar-fogo informal declarado por Abbas e pelo premiê israelense, Ariel Sharon, numa cúpula no Egito, no mês passado.

Zubaidi então disparou sua arma. Não atingiu ninguém, mas Yousef ordenou sua prisão, de acordo com os relatos dos presentes.

Yousef, que faz parte do novo gabinete reformista que tomou posse na semana passada, resolveu depois receber para uma conversa a portas fechadas Zubaidi, cujo grupo é parte da facção Fatah, de Abbas.

Mais tarde, Zubaidi afirmou que seu problema não é com a Autoridade Palestina, mas com o chefe de segurança de Jenin, acusado por ele de ignorar seu grupo.

Depois do incidente, autoridades palestinas anunciaram que Yousef demitira o comandante de segurança de Jenin, Fayez Arafat.

"A demissão faz parte da reforma na segurança. O incidente com Zubaidi não foi o principal motivo, apenas parte dele. O jugo da lei tem de ser implementado," disse uma das autoridades.

Abbas, eleito em janeiro para suceder Yasser Arafat, está sob forte pressão dos Estados Unidos e de Israel para conter o levante armado que já dura quatro anos.

Mas, como militantes como Zubaidi comandam as ruas da Cisjordânia e da Faixa de Gaza há anos, muitos palestinos temem que eles não colaborem com o apelo de Abbas pela ordem.

Os esforços de Abbas para retomar o processo de paz também aumentou o temor de uma repressão à militância, embora o presidente diga preferir utilizar o diálogo. Yousef teve uma atuação fundamental na campanha que prendeu líderes do grupo militante Hamas em 1996.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/356001/visualizar/