Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 01 de Março de 2005 às 17:33

    Imprimir


A queda de 6,8 pontos percentuais na taxa básica de juros da economia brasileira (Selic), entre 2003 e 3004 (de 23,1% para 16,3%) foi determinante para a recuperação do consumo das famílias ao longo do ano passado, com crescimento acumulado no fechamento do ano de 4,3% - a maior taxa acumulada em quatro trimestres desde o primeiro trimestre de 2001.

A queda também foi determinante para a melhora dos investimentos e o reaquecimento da economia brasileira, em função da recuperação do crédito para pessoa física.

Segundo a gerente de Contas Nacionais Trimestrais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Rebeca Palis, a redução dos juros favoreceu os investimentos e foi determinante na expansão de 4,3% no consumo das famílias e de 10,9% nas compras de máquinas e equipamentos das empresas em 2004.

"A massa salarial expandiu ao longo do ano 1,5% e o crédito para as pessoas físicas fechou o ano com aumento de 22%. Isto levou ao aumento das compras, principalmente de bens duráveis e semi-duráveis, setores mais dependentes de crédito", ressaltou Rebeca Palis.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/356072/visualizar/