Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 01 de Março de 2005 às 14:20

    Imprimir


A jornalista francesa Florence Aubenas, seqüestrada no Iraque há sete semanas, pede ajuda em um vídeo divulgado hoje por rebeldes iraquianos e difundido na França pela cadeia européia de televisão Euronews. Esta é a primeira vez que são divulgadas imagens de Aubenas desde que ela e seu intérprete iraquiano, Hussein al Hanoun, desapareceram em Bagdá no dia 5 de janeiro.

"Chamo-me Florence Aubenas. Sou francesa. Sou jornalista e trabalho para (o jornal) Libération", diz Aubenas em inglês na fita, cuja data de gravação não fica clara. Nela, Aubenas diz que sua saúde é "muito precária" e que também está "psicologicamente mal".

A Euronews recebeu o vídeo de várias agências ocidentais de televisão, disseram fontes da cadeia. Segundo informações vindas do Iraque, a fita foi divulgada hoje por rebeldes iraquianos.

Vestida com um suéter cinza claro e calças escuras, a jornalista do jornal Libération parece muito cansada e angustiada. "É urgente", diz Aubenas, ao pedir ajuda, "especialmente" ao deputado francês Didier Julia, que no passado realizou uma controvertida e fracassada tentativa para obter a libertação de dois jornalistas franceses, Christian Chesnot e Georges Malbrunot. Chesnot e Malbrunot foram libertados em dezembro depois de mais de quatro meses de seqüestro pelo Exército Islâmico no Iraque.

Na semana passada, o secretário-geral da Repórteres Sem Fronteiras (RSF), Robert Ménard, disse que, segundo as informações dadas pelas autoridades francesas, "há elementos que testemunham que Aubenas e seu intérprete estão vivos. Mas não existem provas de sua vida".

Ménard acrescentou que os dois estariam retidos fora de Bagdá por um grupo ou uma rede não identificados, enquanto o diretor do Libération, Serge July, afirmou então que até agora "não houve nenhuma reivindicação" e evocou hipóteses de um seqüestro para extorsão.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/356122/visualizar/