Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Terça - 01 de Março de 2005 às 14:07

    Imprimir


Um convite para entrar no Sexkut, rede de relacionamento sexual similar ao Orkut, está invadindo as caixas postais de internautas. Mas é uma mensagem falsa: trata-se de mais uma tentativa de golpe para enganar usuários desavisados e fazê-los baixar um arquivo malicioso.

A falsa página do Sexkut aponta para um endereço "myhome.bananaweb" com um link que termina em "Cadastro.exe". Ou seja, um arquivo executável que certamente é perigoso.

A mensagem recebida por Terra Informática veio com a seguinte linha de assunto (Subject:) Cadastre-se agora mesmo!. No campo do remetente (From:) consta o e-mail cadastro@sexkut.com

Se você receber tal mensagem, basta apagá-la, sem baixar o arquivo sugerido.

Golpes online

As fraudes por e-mail normalmente utilizam o nome de instituições ou atividades conhecidas. Banco do Brasil, Editora Abril, Big Brother Brasil e Show do Milhão, entre outras, já foram utilizados como isca. O internauta recebe uma mensagem que oferece promoções, convida para participar de alguma coisa ou pede algum tipo de recadastramento.

Em alguns casos, o propósito é fazer o internauta preencher um formulário no site falso, enviando informações pessoais e, sobretudo, financeiras, como números de conta-corrente e cartão de crédito, e até senhas. Outras mensagens pedem apenas que o usuário baixe um arquivo - por exemplo, um suposto questionário - que, na verdade, é um programa que envia os dados pessoais e financeiros por meio da Internet.

O usuário não será prejudicado se não fizer download nem executar o arquivo, ou se não preencher dados nos sites indicados por esses e-mails falsos.

Ainda que os golpes por e-mail sejam elaborados e estejam se tornando cada vez mais sofisticados, um pouco de atenção do usuário pode ajudá-lo a não ser enganado. Muitas vezes as mensagens contêm erros grosseiros de português, imagens quebradas ou textos fora de formatação. Como regra básica, adote por norma NUNCA clicar em links oferecidos por e-mail, mesmo que pareçam ser do seu banco ou de qualquer outra procedência que possa lhe parecer verossímil.

Em vez disso, vá diretamente ao site da empresa ou instituição de onde a mensagem alegadamente provém (digite você mesmo o endereço na barra de endereços do seu navegador) e procure checar se o que o e-mail pede ou oferece, de fato, é verdadeiro.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/356131/visualizar/