Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Terça - 01 de Março de 2005 às 13:58
Por: Raquel Ferreira

    Imprimir


O poeta Silva Freire e sua obra são temas do documentário"Fração", que estréia no próximo dia 10, a partir das 20 horas no Sesc Arsenal. Com 60 minutos de duração, foi produzido via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com roteiro e direção assinados por Joel Leão. O vídeo faz parte do projeto cultural “Cuiabá Gente Daqui”.

Pela primeira vez a trajetória de um dos mais importantes escritores contemporâneos de Mato Grosso, falecido em 1991, estará disponível na linguagem audiovisual, o que vai popularizar não somente a poesia de Silva Freire, mas também sua trajetória como político, advogado, jornalista e homem de família, que foi tragado pela brilhante boemia cuiabana.

O documentário enfatiza desde a sua militância na política estudantil nos anos 50, até o seu enfrentamento com a ditadura militar, criando um painel social dos idos anos, enriquecido com cenas de filmes e fotos de época, além de uma vigorosa pesquisa musical. A poesia e os contos de Silva Freire são interpretados e comentados por especialistas.

“Fração”, enfim, é um tributo a Cuiabania, baseado na inspiração de um idealista que amava e cantava a cultura popular de sua gente e de seu chão. Sua poesia lhe rendeu reconhecimento e prêmios nacionais e internacionais.

Depoimentos e Ficha Técnica - Estão presentes no documentário depoimentos de personalidades da Cuiabania como Gabriel Novis Neves, Yasmin Nadaf, Flávio Ferreira e sua viúva, Leila Freire, assim como; pessoas simples, do povo, que também conviveram com o artista, como o garçom Francisco Gomes. O projeto original que resulta no filme é assinado pelo publicitário Julio Valmórbida, assina a produção Keiko Okamura, a pesquisa e a trilha sonora são de Guapo. Integram a ficha técnica, ainda, uma extensa equipe de profissionais do audiovisual que atuam na região. O documentário teve apoio da Rede Brasil TVE, da Rede Mundial de Televisão, do programa de televisão Sport Bar, da União Nacional dos Estudantes (RJ) e da Leão Film e Cinema.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/356134/visualizar/