Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 01 de Março de 2005 às 13:57

    Imprimir


O Irã rejeitou um pedido feito por inspetores nucleares da Organização das Nações Unidas (ONU) para retornarem à base militar de Parchin, onde Washington suspeita que o país realizou testes ligados à produção de uma bomba nuclear, disse na terça-feira o órgão da ONU responsável pela área atômica.

Meses depois do pedido inicial, o Irã permitiu a visita de inspetores da ONU a Parchin em janeiro. Durante a visita, eles disseram a autoridades iranianas que estariam interessados em visitar uma área que não fora incluída naquela inspeção, disse a agência.

O vice-chefe da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Pierre Goldschmidt, mencionou a resposta do Irã em um pronunciamento ao conselho da agência. "A expectativa da AIEA de visitar pontos ... específicos no Complexo Parchin está consumada e por isso não há justificativa para uma visita adicional", teria dito o Irã.

Para diplomatas ocidentais do conselho da AIEA, a permissão de inspeções da agência nessas áreas é crucial para que se confie que os planos nucleares de Teerã são pacíficos.

O Irã alega que suas intenções nucleares estão limitadas à geração de eletricidade, mas Washington acusa o país de usar o programa nuclear para encobrir o desenvolvimento de uma bomba atômica.

Goldschmidt também afirmou que a visita de dezembro a uma usina de conversão de urânio em Isfahan havia "revelado atividades de escavações subterrâneas extensas que o Irã não reportou ... à agência como necessário".

Essa escavação diz respeito à elaboração de um túnel sob a usina de Isfahan, que o Irã alega que seria usada para armazenar equipamento e protegê-lo em caso de um ataque dos EUA ou de Israel.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/356135/visualizar/