Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 01 de Março de 2005 às 13:49

    Imprimir


Dezenas de familiares e pacientes cadastrados no projeto de Atendimento Humanizado no Ambulatório de Colagenoses em portadores de Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) do Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM) participaram hoje de manhã de uma reunião no auditório do anexo didático do hospital escola. Eles vieram de vários municípios de Mato Grosso e de Rondônia. Em pauta, os resultados do projeto iniciado em 1999, palestra educativa sobre a doença, e interação entre profissionais de saúde, pacientes, familiares e instituições parceiras.

Nos últimos três anos, 199 pacientes foram cadastrados no projeto. Coordenada pelo professor e médico Luiz Sérgio Guedes Barbosa, a equipe multidisciplinar de profissionais de saúde desenvolve atividades de assistência social, ensino, extensão e pesquisa. São assistentes sociais, enfermeiros, médicos (reumatologistas, dermatologistas, nefrologistas), nutricionistas, psicólogos e residentes.

A proposta é transformar o ambulatório em referência para a rede de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), em centro de educação continuada para os médicos da rede saúde e oferecer um serviço de qualidade. Os pacientes e familiares participam de palestra quatro vezes por ano. Nesses encontros são discutidos temas que eles apresentam durante as consultas e que consideram importantes como, por exemplo, se a doença tem cura, se é contagiosa, se podem ter filhos, queda de cabelos, inchaço do corpo e problemas de pele.

A Doença

O lúpus é uma doença crônica de causa desconhecida que provoca alterações fundamentais no sistema imunológico da pessoa, atacando a pele, juntas, o sangue e os rins e podendo levar à morte. A incidência é 90% maior nas mulheres, entre 15 e 40 anos de idade, que nos homens. É mais comum em negros e orientais. A doença ainda não é bem conhecida, acarretando muitas vezes dúvidas sobre o correto diagnóstico, tratamento e prognóstico.

Um dos sinais mais conhecidos do lúpus aparece na face, onde as lesões ficam muito avermelhadas e com o formato de uma borboleta — as asas nas bochechas e o corpo no nariz. A mancha aumenta com a exposição ao sol. Quem tem a doença precisará manter-se alerta para o resto da vida.

Sintomas do Lúpus

Apesar do lúpus poder afetar qualquer parte do corpo, a maioria das pessoas tem sintomas em apenas alguns órgãos.

Dores nas juntas - 95% dos pacientes

Febre acima de 38º C - 90%

Artrite - 90%

Fadiga extrema ou prolongada - 81%

Inflamações cutâneas - 74%



Anemia - 71%

Envolvimento dos rins - 50%

Dor no tórax ao respirar fundo - 45%

Erupções no nariz e malar - 72%

Sensibilidade ao sol ou à luz - 30%

Queda de cabelo - 27%

Convulsões - 15%

Ulcerações na boca e nariz - 12%





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/356138/visualizar/