Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 01 de Março de 2005 às 13:25

    Imprimir


Cerca de 80 detidos da prisão de Tunjice, próxima de Banja Luka (noroeste), tomaram o controle do primeiro andar do edifício em protesto por casos de suposta corrupção cometidos nessa instituição penitenciária, informou nesta terça-feira a polícia do ente sérvio da Bósnia.

Os presos, que protestam desde ontem à noite, exigem a destituição da administração da prisão e de seu diretor, Stojan Davidovic, a quem acusam de corrupção e tratos desumanos, segundo o relatório.

A emissora de rádio servo-bósnia informou que os presos pedem negociações com o ministro da Justiça servo-bósnio, Dzerard Selman, com o fiscal e com representantes da polícia da missão da União Européia (UE) na Bósnia.

Os amotinados já rejeitaram o pedido do vice-ministro da Justiça servo-bósnio, Mladjen Mandic, que tinha se reunido com eles, para encerrar seu protesto, segundo a emissora.

Antes, alguns meios de comunicação bósnios escreveram sobre casos de suposta corrupção na prisão de Tunjice e de internos que pagavam para ser libertados.

O jornal Nezavisne novine, de Banja Luka, sede administrativa servo-bósnia, assegurou que o diretor dessa prisão recebeu de um recluso cerca de 30.000 euros para ser posto em liberdade. No entanto, o manteve na prisão e supostamente ameaçou sua família para que guardasse silencio.

Segundo o mesmo jornal, nessa prisão também houve casos de surras e graves maus-tratos com os presos.

Por enquanto, o diretor Davidovic se nega a comentar as denúncias sobre supostos abusos na prisão de Tunjice.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/356152/visualizar/