Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 01 de Março de 2005 às 12:11
Por: Elzis Carvalho

    Imprimir


O uso do guaraná em pó ou ralado tornou-se a “bebida símbolo” de Mato Grosso. Tomar o guaraná nos lares mato-grossenses é um ritual. Este hábito se estabeleceu em Mato Grosso, no século XVIII graças ao comércio entre as províncias do norte do Estado, feito através dos rios da Bacia Amazônica.

Embora alguns digam que o guaraná não tem contra-indicação, é bom não exagerar na dose. O ideal, segundo conhecedores, é tomar a bebida duas vezes ao dia, de preferência no início da manhã e logo após o almoço. E para quem sente aceleração cardíaca ao tomar a bebida, é melhor evitá-la.

“Comecei fazer o uso do guaraná ralado por curiosidade. Dizem que é energético, por isso resolvi experimentar. Já consumo o produto há seis anos. Não parei de tomá-lo nem durante minha gravidez. Minha medica disse que não faria mal algum, por isso continuei tomando. Hoje o meu bebê faz uso do xarope de guaraná”, diz Adizir Fraga.

“O guaraná é bom pra tudo”, atesta dona Antônia Domingues, 73 anos. “Tenho o hábito de tomar o guaraná ralado todos os dias, desde meus 16 anos. Esse costume eu aprendi com o meu pai. Ele bebe o guaraná antes de tomar o café da manhã. Até hoje mantenho esse costume”, disse.

Mas nem todas as pessoas podem consumir o guaraná ralado, principalmente aquelas que apresentam problemas cardíacos. “Todas às vezes que tomava, sentia moleza em todo o corpo. Tremia, parecia vara verde. A pressão baixava e o meu coração depois de alguns minutos começava acelerar”, disse Eugênio Araújo.




Fonte: Da Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/356173/visualizar/