Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 01 de Março de 2005 às 07:31
Por: Spency Pimentel

    Imprimir


Montevidéu – Milhares de famílias uruguaias saíram, na madrugada desta terça-feira, às principais ruas da cidade com suas famílias para uma "noite de vigília" em comemoração à posse de Tabaré Vázquez, primeiro presidente a quebrar uma tradição de 180 anos de alternância entre os partidos de blancos e colorados. A manifestação foi convocada pelos partidos políticos de esquerda. Hoje, são esperadas mais de 500 mil pessoas nas ruas da capital uruguaia – número pouco superior ao registrado na festa em que se comemorou a vitória eleitoral de Vázquez, em 31 de outubro passado.

À meia-noite, em frente ao palco montado no velódromo municipal da capital uruguaia, a "Festa da Mudança" reuniu mais de 5 mil pessoas em uma contagem regressiva. Entre as diversas murgas (grupos carnavalescos populares de Montevidéu que cantam músicas com críticas políticas e sociais e apóiam assumidamente Vázquez) que se apresentaram ao longo da madrugada, a passagem da meia-noite coube à Reina de la Teja, que tem origem no mesmo bairro operário onde Tabaré Vázquez cresceu e onde é, até hoje, sócio do clube de futebol El Arbolito, que ele ajudou a fundar há 47 anos. "O povo merecia isso", disse ao repórter da Agência Brasil um dos integrantes do grupo, ao fim da apresentação, antes de seguir para um palco de rua em La Teja, onde encerraria a noite.

Fossem vozes de cantores ou populares, entre fogos de artifício, tambores, ou mesmo buzinas, a palavra de ordem que se espalhou pelas ruas de Montevidéu recordou a campanha de Vázquez: "Y ya lo ve, Y ya lo ve, el presidente Tabaré!". De carro ou a pé, as pessoas se dirigiram principalmente para a avenida 18 de Julho, a mais importante da cidade. Espalhavam-se na 18 de Julho, até onde a vista alcança, as bandeiras da Frente Ampla e dos partidos e movimentos que compõem a coalizão de esquerda no Uruguai, além de bandeiras de Cuba, Venezuela, e imagens de Che Guevara.

Nesta terça-feira, os festejos pela posse começam por volta de meio-dia, com a concentração das delegações estrangeiras, dos parlamentares e outras autoridades convidadas no Palácio Legislativo, onde Vázquez e seu vice, Rodolfo Nin Novoa, juram fidelidade à Constituição às 14h30. Em seguida, desfilam de carro – primeiro num velho Ford-T, depois numa camionete Mahindra, de montagem uruguaia – até a Casa de Governo, local cerimônia oficial de transmissão do cargo. Ali mesmo, depois de receber os cumprimentos dos convidados estrangeiros, Vázquez faz suas primeiras reuniões diplomáticas com representantes cubanos e venezuelanos.

O chanceler Felipe Pérez Roque deve representar Cuba no encontro, que marca o restabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países. Fidel Castro era esperado, mas, ontem, o próprio Tabaré Vázquez anunciou que ele não viria por motivo de saúde, segundo anunciaram os principais jornais do país hoje, o La Republica e o El Pais. Os periódicos ressalvam que as fontes do governo dizem restar "esperança" de que Fidel ainda venha, dado o caráter altamente simbólico da festa.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tem chegada a Montevidéu prevista para as 12h30, deve participar de toda a cerimônia de posse como convidado. Além dele, são esperados o argentino Néstor Kirchner e o venezuelano Hugo Chávez, entre outros chefes de Estado.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/356266/visualizar/