Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 28 de Fevereiro de 2005 às 20:07

    Imprimir


Jerusalém - O governo de Israel insiste que a Síria está por trás do ataque suicida a uma discoteca de Tel-Aviv que pôs em perigo a recente trégua entre israelenses e palestinos. Já os palestinos afirmam que o ataque foi orquestrado pelo Hezbollah, um grupo guerrilheiro libanês. Nenhum dos lados oferece evidências para apoiar suas acusações, mas o duelo de versões serve aos interesses políticos de ambos.

Ao culpar o Hezbollah, os palestinos lançam a responsabilidade sobre uma organização estrangeira. Ao culpar a Síria, Israel reforça os ataques morais sofridos por um de seus mais implacáveis adversários, no momento em que o governo sírio se defende das suspeitas de ter orquestrado a morte do ex-premier libanês Rafik Hariri.

A reação israelense marca uma mudança de atitude. Quando Yasser Arafat era vivo, Israel o considerava pessoalmente responsável por cada novo atentado, não importando a fonte direta do ataque. O governo israelense mantém um relacionamento bem mais cordial com o atual presidente palestino, Mahmoud Abbas.





Fonte: AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/356377/visualizar/