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Tecnologia
Segunda - 28 de Fevereiro de 2005 às 14:58

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De um total de 90 milhões de usuários de telefones móveis na Grã-Bretanha, Alemanha, Cingapura e Estados Unidos, entre 33% e 43% admitem a possibilidade de utilizar serviços interativos multimídia nos próximos dois anos. A informação é de um estudo da consultoria MORI, encomendado pela Nokia.

Os serviços estudados da tecnologia IP Multimedia Subsystem (IMS), que incluem push to talk, mensagens instantâneas, vídeo e outros conteúdos compartilhados, possuem maior aceitação entre aqueles que possuem vida social mais ativa, com faixa etária entre 16 e 34 anos. Em média, esses serviços representam um gasto mensal adicional entre 11% e 26% da receita que o usuário paga em sua conta.

O estudo de IMS envolveu duas etapas, qualitativa e quantitativa, realizadas durante o terceiro trimestre de 2004 em quatro mercados: Grã-Bretanha (607 pessoas, maiores de 16 anos), Cingapura (605 pessoas, entre 15 e 65 anos), Alemanha (603 pessoas, entre 16 e 65 anos) e Estados Unidos (1.730 pessoas, maiores de 16 anos)

Outra pesquisa desenvolvida pela empresa de pesquisas MORI verificou as causas e barreiras para a adoção do serviço push to talk (nome genérico dado para as comunicações móveis de voz semelhantes a um walkie-talkie) entre os consumidores do Brasil, Alemanha, Grã-Bretanha e Tailândia. Um em cada quatro entrevistados na Alemanha, Tailândia e Grã-Bretanha, e um em cada dois entrevistados no Brasil, disseram que muito provavelmente utilizarão o serviço push to talk.

Os fatores positivos apontados são a facilidade de uso e a conveniência, incluindo as capacidades para comunicação em grupo. As principais dúvidas se referem a incertezas gerais sobre qualquer novo serviço, como tarifas, cobrança e a marca que envolve o uso do serviço.

Para o estudo de push to talk, o trabalho de campo ocorreu entre junho e julho de 2004 com usuários adultos de telefones móveis na Grã-Bretanha (610 pessoas, maiores de 16 anos), Alemanha (610 pessoas, maiores de 16 anos), Brasil (642 pessoas, entre 18 e 60 anos, nos oito principais centros urbanos) e Tailândia (605 pessoas, entre 18 e 50 anos, em Bangkok).

Os estudos mostram que as razões para optar por serviços móveis multimídia variam em função dos serviços oferecidos. Para mensagens instantâneas, os benefícios do serviço são medidos pela capacidade de comunicação entre grupos e a possibilidade de o usuário associar as mensagens instantâneas com mensagens de texto (SMS) e/ou equivalente para o PC. Para push to talk, a possibilidade de comunicação de grupo, além da facilidade e rapidez para utilizar o serviço são considerados decisivos.





Fonte: Terra

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