Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 28 de Fevereiro de 2005 às 14:30

    Imprimir


A Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) anunciou nesta segunda-feira , o fechamento de mais um contrato de reajuste do minério em 71,5%. O acerto foi fixado com a Shangai Baosteel Group Corporation (Baosteel), a maior siderúrgica da China. O aumento, referente ao ano de 2005, vale tanto para o minério de ferro fino de Carajás, SFCJ, quanto para o do Sistema Sul, SSF.

A Bastoeel negocia em nome da Chinese Iron and Steel Association, formada por treze siderúrgicas Chinesas. Acordos entre CVRD e estas siderúrgicas prevêem vendas de 35,4 milhões de toneladas de minério de ferro fino no ano de 2005, de acordo com o ano fiscal japonês (entre abril de 2005 e março de 2006).

O anúncio é o quarto desde terça-feira passada, quando os contratos com o novo aumento passaram a ser anunciados. O primeiro contrato fechado foi com as siderúrgicas japonesas e no dia seguinte, fechou com a POSCO, maior siderúrgica coreana. Em seguida, a Vale anunciou acordos com a China Steel Corporation, maior siderúrgica de Taiwan, e com a australiana Blue Scope Steel Ltd. Todos as elevações de preço foram de 71,5%.

Além de ser recorde histórico, o índice é quase quatro vezes maior do que o acertado no ano passado, que foi de 18,6% e também já era recorde histórico à época. Nunca na história da mineração, houve uma elevação tão grande dos preços.

Por meio de nota, a Vale informa que a magnitude do aumento de preços para 2005 "reflete situação caracterizada por desequilíbrios sem precedentes nos mercados de metais e fretes marítimos, que conduziram a substanciais elevações de preços desses produtos e serviços durante os dois últimos anos".

O orçamento da companhia para este ano prevê investimentos de US$ 1,7 bilhão na área de minerais ferrosos, encontrando-se em execução seis projetos de ampliação da capacidade de produção de minério de ferro.





Fonte: 24Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/356481/visualizar/