Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Segunda - 28 de Fevereiro de 2005 às 10:40

    Imprimir


Ele sofria de câncer do pâncreas e morreu no sábado em sua casa na Califórnia.

Raskin foi um dos primeiros funcionários da Apple e foi um dos grandes responsáveis pelo design diferenciado que garantiu o sucesso do Mac desde a época de seu lançamento.

Foi ele quem comandou uma equipe que optou pelo uso de uma interface gráfica entre usuário e máquina, com a adoção do mouse.

Facilidade

A chegada ao mercado do Mac, em 1984, refletia a visão de Raskin de que era necessário apostar num bom design para facilitar o uso dos computadores.

Jef Raskin foi contratado como funcionário número 31 da Apple em 1978, inicialmente para encabeçar o departamento de publicações da empresa.

No ano seguinte, porém, ele foi incumbido de chefiar uma pequena equipe com o objetivo de levar adiante uma idéia sua de desenvolver um computador fácil de usar e voltado ao consumidor comum, não apenas para especialistas.

O Macintosh de 1984 aboliu a interface com base em texto utilizada até então e passou a funcionar como ícones, com pastas e documentos.

O uso do mouse tornou-se popular a partir deste micro, com a navegação por meio de cliques.

"Foi ele que deu início ao projeto do Macintosh, que não existiria se não fosse por ele", disse Andy Hertzfeld, que trabalhou à época com Raskin.

Raskin liderou a equipe que projetou o primeiro Mac, mas não permaneceu na Apple até o seu lançamento.

Em 1981, ele foi removido do projeto após um desentendimento com o diretor da Apple, Steve Jobs. No ano seguinte, ele deixou de vez a companhia americana.

Após sua saída, Raskin fundou uma empresa especializada em interfaces para computadores, a Information Appliance.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/356543/visualizar/