Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 28 de Fevereiro de 2005 às 08:22
Por: Lygia Lima

    Imprimir


A estiagem em plena temporada de chuvas vem deixando os produtores de soja e de algodão de Primavera do Leste preocupados com a perda de produtividade. Eles lembram que além dos preços baixos das culturas no mercado a perda de produtividade em decorrência da seca e da ferrugem na soja, pode reduzir ainda mais os ganhos dos produtores.

O presidente da Associação Mato-grossense de Algodão e produtor de Primavera do Leste, João Luiz Pessa, explica que com certeza a estiagem vai prejudicar o rendimento de produtividade no algodão, principalmente porque a cultura está em período de crescimento e sem a chuva a planta acaba sofrendo um estresse que irá se manifestar mais tarde. “Mas ainda não podemos precisar de quanto será a perda de produtividade”, afirma.

Pessa lembra que com os preços em baixa, a expectativa do produtor era minimizar as perdas com uma safra cheia. “O que temos percebido aqui na região é que a chuva tem sido regional, então em alguns pontos tem chovido melhor do que em outros, mas só poderemos aferir os prejuízos daqui uns 15 dias”, explica.

“A falta de chuvas também tem influenciado no mercado, tanto que o preço da soja teve uma pequena elevação essa semana e também no algodão. Para nós produtores o ideal seria que existisse a notícia de estiagem, mas que de fato ela não se concretizasse”, avalia o presidente da Ampa.

Ele lembra que no ano passado os produtores de algodão sofreram com excesso de chuvas, principalmente quando os capulhos começavam a se abrir o que poderia afetar diretamente na qualidade da fibra. “A falta de chuvas nesse momento não influencia na qualidade da fibra, mas deve ocasionar perdas de produção”, completa João Pessa.

O engenheiro agrônomo e secretário de Agricultura, Valdir Machado, diz que com certeza ocorrerá a perda de produtividade nas lavouras de soja em decorrência da falta de chuvas. “Em algumas regiões a situação está mais complicada como na Vila União onde tem chovido menos. O que sabemos é que a situação está complicada e os produtores preocupados”, afirma.

O produtor Vinicius Tomazetti assegura que a falta de chuvas vai reduzir a produtividade da lavoura. Ele diz quem em algumas regiões de lavoura não chove há 20 dias e as variedades de ciclo mais tardio são as que mais terão perda de produtividade. “Estamos rezando para que chova logo, tanto eu como outros produtores”.

Tomazetti lembra que no ano passado os produtores sofreram com excesso de chuvas nesse período e nessa safra a preocupação é com a estiagem prolongada em plena temporada de chuvas. “Ainda não sabemos precisar qual será a nossa perda em decorrência do clima, mas já estamos contando com ela. A expectativa agora é que chova para reduzir os prejuízos”.





Fonte: 24Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/356592/visualizar/