Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 28 de Fevereiro de 2005 às 06:52
Por: Valéria Cristina da Silva

    Imprimir


Dos 12 prefeitos cassados pela Justiça Eleitoral de Mato Grosso, três já tiveram sua condenação revertida no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e administram normalmente as cidades onde foram eleitos pelo voto popular em outubro do ano passado. Nove deles ainda aguardam o julgamento de seus recursos no Tribunal Regional Eleitoral, uma vez que foram cassados por sentença dos juizes de suas respectivas zonas. Estes, talvez tenham que esperar mais tempo para ocupar a cadeira de prefeito, já que se não conseguirem julgamento favorável no TRE poderão ainda recorrer a Brasília.

Os três que foram julgados inocentes são Antonio Rodrigues da Silva (PMDB), de Poxoréo; Antonio de Andrade Junqueira (PP), de São José dos Quatro Marcos; e Getúlio Viana (PFL), de Primavera do Leste. Destes, o prefeito de Quatro Marcos foi o único que conseguiu assumir o cargo mesmo estando cassado, por força de uma liminar. Ele esperou na prefeitura a decisão da Justiça, que acabou lhe sendo favorável. Junqueira havia sido acusado de abuso de poder político e de autoridade.

Abuso de poder político também foi a acusação que pesou contra o prefeito de Poxoréo, que só conseguiu tomar posse no dia 13 de fevereiro. O último a tomar posse foi Getúlio Viana, de Primavera do Leste. Ele foi cassado por ter participado da inauguração de uma obra pública (pista de caminhada) em plena campanha eleitoral, usando camiseta de campanha. Ele tomou posse na quarta-feira passada.

Entre os nove ainda cassados, cinco também conseguiram assumir o cargo por força de liminar. São eles Israel Antunes de Marques, de Denise; Juracy Moraes de Aquino, de General Carneiro; Ademirson Ribeiro Duarte, de Porto Estrela; Nelson Baumgartz, de Novo Mundo; e José Guedes de Souza, de Rondolândia. Os que não tomaram posse são Vano José Batista (Araputanga), Rudimar Nunes Camasola (Santa Carmem), Maria José Borges (Dom Aquino) e Yolanda de Góes (Vale de São Domingos).




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/356638/visualizar/