Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 27 de Fevereiro de 2005 às 17:50

    Imprimir


A nave de carga russa Progress M-51 separou-se neste domingo da Estação Espacial Internacional (ISS) para deixar livre o porto de acoplamento para outro cargueiro, o Progress M-52, informou o Centro de Controle de Vôos Espaciais da Rússia (CCVE). Um porta-voz do centro explicou que a separação foi feita às 13.06 de Brasília e que a nave, carregada com mais de uma tonelada de equipamentos velhos e desfeitos, será usada durante dez dias para diversos experimentos orbitais antes de cair no Pacífico.

O lugar desse cargueiro no porto de engate do módulo russo Zvezda será ocupado pela Progress M-52, a ser lançada amanhã, segunda-feira, às 16.09 de Brasília a partir da base de lançamentos de Baikonur, no Cazaquistão, e que se acoplará à ISS às 17.38 de Brasília do próximo dia 2.

Essa nave levará à ISS novas reservas de alimentos, água, combustível, oxigênio, equipamentos, material científico e pacotes pessoais para a décima expedição atual, formada pelo americano Leroy Chiao e pelo russo Salizhan Sharipov.

Enquanto isso, por ordem do CCVE a Progress M-51 se afastará da ISS nas próximas horas a uma distância segura, com uma órbita inferior, para testar com ela diversos tipos de orientação no espaço e estudar as condições da micro-gravitação a bordo.

Com este fim, foi reservada determinada quantidade de combustível nos tanques da nave, e suas baterias solares também serão usadas, para acumular o máximo de energia para as manobras.

Depois de concluir estes experimentos orbitais, os propulsores serão desligados em 9 de março, e a nave começará a descer e se queimará nas camadas densas da atmosfera, enquanto os restos mais sólidos afundarão em uma área deserta do oceano Pacífico.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/356738/visualizar/