Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Domingo - 27 de Fevereiro de 2005 às 17:43
Por: João Naves de Oliveira

    Imprimir


Campo Grande - Morreu de fome a sexta criança indígena da etnia guarani-kaiowá deste ano em Mato Grosso do Sul. Robson Garcia Fernandes é o quarto caso do mês, todos nas aldeias indígenas de Dourados, no sul do Estado e a 220 quilômetros de Campo Grande. O óbito aconteceu na tarde de sábado, mas somente hoje foi anunciado pelo Hospital da Missão Kaiowá.

A mãe da vítima, Neuza Fernandes, conta que Robson, que tinha dois anos de idade, era alimentado apenas com macarrão cozido sem tempero há quase dois meses. Ela explicou que o menino amanheceu reclamando de dores na barriga, depois começou a vomitar e defecar sangue.

Disse que está sem alimentos em casa, enquanto o marido, Nilson Garcia, fica fora trabalhando em uma usina de álcool da região. O sepultamento será hoje, na Aldeia Bororó às 15h. Robson era o quinto filho de Neuza e Nilson.

Laudo médico

O primeiro laudo médico sobre a morte do menino indígena, contudo, descarta desnutrição e aponta para problema renal crônico, segundo informou o coordenador do Departamento de Saúde Indígena da Funasa, Antônio Fernandes Costa. Entretanto, adiantou que as informações serão confirmadas até amanhã, porque será feito levantamento junto às unidades de saúde para saber se a criança recebia algum tipo de tratamento e com qual freqüência isso ocorria.

Mesmo não se tratando de desnutrição, Fernandes admite que a morte pode ser conseqüência de problemas sociais. Segundo ele, há informações de que o pai estava ausente há bastante tempo e a mãe pode não ter acompanhado a saúde da criança como deveria.





Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/356739/visualizar/