Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 27 de Fevereiro de 2005 às 17:20

    Imprimir


Peter Benenson, o advogado britânico que fundou a organização de defesa dos direitos humanos Anistia Internacional morreu aos 83 anos.

"A vida de Peter Benenson era um testamento de valor por seu compromisso visionário para lutar contra a injustiça no mundo", disse Irene Khan, a secretária-geral da Anistia, em um comunicado.

"Ele iluminou a escuridão das prisões, o horror das câmaras de tortura e a tragédida dos campos da morte", acrescentou.

Benenson começou suas atividades com a Anistia em 18 de maio de 1961 com uma campanha para a libertação de presos de consciência em Portugal, encarcerados pela presidência de Antonio Salazar.

Sua ação consistiu em pedir a liberação de dois estudantes portugueses, condenados a sete anos de prisão, indundando as autoridades portuguesas com milhares de cartas.

Posteriormente, sua iniciativa cresceu até se transformar num movimento global pelo direitos humanos. Hoje a organização, que tem como símbolo uma vela acesa rodeada por arame, tem 1,8 milhão de membros e simpatizantes ativos.

Suas campanhas atuais incluem a luta pelos direitos humanos no Nepal, um chamado para evitar a execução de crianças no Irã, e um pedido de justiça por aqueles responsáveis pela violência étnica na região de Dafur, no Sudão. Incluem também o pedido pela liberação de todos os presos no campo de prisioneiros mantido pelos Estados Unidos na baía de Guantánamo.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/356743/visualizar/