Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 27 de Fevereiro de 2005 às 16:30

    Imprimir


O ex-presidente norte-americano Bill Clinton chegou hoje a Taiwan e se reuniu com o chefe de Governo pró-independência Chen Shui-bian apesar da oposição da China. Clinton participou de um jantar privado com Chen após pronunciar um discurso para cerca de duas mil pessoas no International Convention Center de Taipé.

O ex-presidente americano pediu uma cooperação mais estreita entre os povos de um mundo cada vez mais interdependente. "Assim como estaremos no quintal de trás de nossas casas, em Taiwan ou na China, não podemos fugir um dos outros", salientou Clinton.

A visita irritou o Governo de Pequim. "Como ex-presidente deveria conhecer a posição solene da China sobre a questão de Taiwan", afirmou na quinta-feira o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Kong Quang.

A China, que segue considerando Taiwan parte de seu território, apesar da separação em 1949, prometeu em várias ocasiões que lutará, inclusive com a força, contra uma possível declaração formal de independência da ilha.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/356756/visualizar/