Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 27 de Fevereiro de 2005 às 09:45

    Imprimir


São Paulo - Rússia e Irã assinaram neste domingo um acordo de cooperação em que o governo russo assume o compromisso de ajudar os iranianos a construírem o primeiro reator nuclear. O vice-presidente do Irã, Gholamreza Aghazadeh, e o chefe da Agência Federal de Energia Atômica da Rússia, Alexander Rumyantsev, que assinam o acordo, também determinaram que o Irã terá facilidades para conseguir o combustível necessário para a implantação do reator.

Nenhum dos dois oficiais quis detalhar o acordo assinado hoje, mas fontes afirmam que uma das cláusulas do acordo determina que o Irã não use combustível além do necessário para a implantação do reator, sendo que as sobras deveriam ser devolvidas à Rússia.

O acordo foi assinado poucos dias após o encontro do presidente norte-americano George W. Bush e o presidente da Rússia Vladimir Putin. Na ocasião, Bush demonstrou-se preocupado com a possível ajuda da Rússia para o programa nuclear do Irã. Isso porque, os Estados Unidos acusam os iranianos de terem interesse em construir uma bomba atômica. O Irã, no entanto, garante que seus programas nucleares só têm o propósito de gerar energia elétrica.





Fonte: AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/356847/visualizar/