Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 27 de Fevereiro de 2005 às 08:34
Por: Namir Sobhi

    Imprimir


Sabaui Ibrahim Al-Hassan, meio-irmão de Saddam Hussein e um de seu principais assessores, foi detido em Bagdá, informaram neste domingo porta-vozes do escritório do primeiro-ministro interino do Iraque, Iyad Allawi.

Fruto do segundo casamento da mãe de Saddam Hussein, Al-Hassan ocupava o número 36 da lista de 55 dignatários do antigo regime mais procurados e é o terceiro meio-irmão do ex-presidente iraquiano a cair nas mãos da coalizão e das novas autoridades.

Entre outros cargos, o detido desempenhou o de ministro do Interior e a chefia dos serviços secretos nos anos 80, quando lhe foi atribuída a morte de opositores assassinados pela força de segurança do antigo regime.

Anteriormente tinham sido presos seus irmãos Watban e Barzan, além dos filhos de Ibahim Al-Hassan Al-Tikriti e de Sabha, mãe idolatrada de Saddam Hussein, que não conheceu seu pai.

Os três faziam parte do clã de Tikrit, formado por familiares de Saddam Hussein e personalidades de seu governo originários dessa localidade, ao norte da capital e berço do ex-ditador iraquiano.

Fontes dos serviços de inteligência indicavam que Sabaui Ibrahim Al-Hassan estava na Síria, onde se pensava que fazia parte do núcleo do ex-regime que organiza nesse país a resistência no Iraque.

Questionado pela televisão Al Arabiya sobre a possibilidade de que o regime de Damasco tenha entregue Al-Hassan, o principal assessor de segurança de Allawi, Muwafaq Al Rubei, respondeu primeiramente com um "nada a declarar".

"A credibilidade da detenção deve ser atribuída às forças de segurança", afirmou depois.

Ibrahim Al-Hassan passa a se somar aos outros dignatários do governo de Saddam Hussein que foram detidos.

Entre os presos estão o ex-vice-presidente Taha Ramadan, o ex-ministro de Exteriores Tariq Aziz e Ali Hassan Al Meguid, conhecido como Ali, o Químico por utilizar gás para exterminar milhares de curdos no fim da década de 80.

O número dois do antigo regime, Izat Ibrahim, é a personalidade de mais alta categoria do governo de Saddam Hussein que continua desaparecido, mas há informações não confirmadas de que ele está na Síria.

Fontes dos serviços de inteligência acreditam que Izat Ibrahim seja o principal instigador dos seguidores do antigo regime que formam os atuais grupos insurgentes, apoiados por ativistas árabes de ideologia extremista islâmica.

A detenção de Al-Hassan foi qualificada por fontes das autoridades interinas como "um duro golpe para os terroristas e uma grande vitória do governo na luta contra a insurgência", mas se desconhece o efeito real que terá entre os rebeldes.

Pouco antes do anúncio da detenção do terceiro meio-irmão de Saddam Hussein, o comando militar americano informou em um comunicado a morte em combate de um marine ao sul de Bagdá.

A nota afirma que o soldado morreu durante uma operação de segurança na província de Babel, situada no "triângulo da morte", um dos palcos mais freqüentes dos ataques contra as tropas dos EUA e a polícia iraquiana que mataram milhares de pessoas desde a queda do regime de Saddam Hussein, em abril de 2003.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/356878/visualizar/