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Tecnologia
Sábado - 26 de Fevereiro de 2005 às 14:43
Por: Alberto Alerigi Jr.

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Ter um número de telefone de São Paulo no Rio Grande do Sul e levar o telefone na mala para o Japão pagando, nos dois casos, tarifa equivalente à de uma ligação local estão entre os serviços que novas operadoras de telefonia pela Internet começaram a promover com mais intensidade este ano.

Elas querem atingir com essas ofertas os usuários de Internet em banda larga e as médias e grandes empresas interessadas em cortar custos. Estimativas do setor apontam para um mercado potencial de até 500 mil usuários nos próximos dois anos no país.

"Atingimos este ano o ponto de equilíbrio entre o preço razoável da tecnologia e a capacidade do usuário de aproveitá-la", afirmou o vice-presidente operadora de telefonia GVT, Rodrigo Dienstmann, à Reuters. Ele acrescentou que o preço dos equipamentos está caindo 50 por cento por semestre no Brasil e no mundo.

A tecnologia que usa a Internet para transportar chamadas de voz, conhecida pela sigla VoIP, pode reduzir em mais de 30 por cento os custos com telefonia e, em alguns casos, a porcentagem sobe para mais de 50 por cento.

A tecnologia transforma a voz dos usuários em pacotes de dados que são transferidos pela Internet e pela rede pública de telefonia para interlocutores locais ou internacionais. São utilizados telefones especiais ou adaptadores, estes importados, que ligam telefones comuns a conexões rápidas com a Web.

As ligações VoIP são mais baratas pois pagam menos tarifas de interconexão —tarifa paga entre operadoras pelo uso das redes das concorrentes.

EXPECTATIVAS POSITIVAS

A GVT, que lançou serviços VoIP em setembro, tem mais de 2,2 mil clientes de varejo ligados e pretende chegar a 150 mil até o final de 2006, algo que corresponderá a cerca de 20 por cento da receita total da empresa nessa época, disse Dienstmann.

A companhia tem como competidores a Transit Telecom e a Primeira Escolha, operadoras que também lançaram serviços VoIP no final do ano passado.

A Transit, empresa de capital privado nacional, vai investir em força de vendas para ampliar a base de clientes residenciais e corporativos de cerca de 300 para entre 5 mil e 10 mil até o final do ano.

"Vamos crescer muito a partir de março. Temos muitas empresas em projeto-piloto testando o serviço", disse o gerente de marketing da operadora, Helio Watanabe.

Já a Primeira Escolha, lançada em outubro e vinculada a um fundo de ações norte-americano, planeja vender a partir de março serviço no qual os usuários poderão ter números de telefone de cidades diferentes, disse o presidente da Primeira Escolha, Mario Leonel Neto. Tal produto já é oferecido pelas concorrentes.

"Temos expectativa de nos 12 primeiros meses a partir do lançamento dos novos serviços a empresa já tenha algumas dezenas de milhares de clientes entre corporativos e assinantes residenciais", disse Leonel. Atualmente, a operadora possui cerca de 100 clientes corporativos.

Os serviços de voz sobre IP não devem incomodar as grandes operadoras de telefonia por enquanto, mas a médio prazo podem ser importantes concorrentes pelas receitas de telefonia de longa distância, processo que se torna cada vez mais claro nos Estados Unidos, onde a rede de Internet rápida é bem maior que a do Brasil.

O banco de investimentos suíço UBS divulgou relatório esta semana afirmando que "o VoIP é uma ameaça direta aos altos preços da longa distância" e decidiu rever para baixo o preço alvo da ação da Embratel, principal operadora de longa distância do país.

E correndo por fora na briga pelas chamadas de longa distância estão serviços como o Skype, software que permite ligações telefônicas gratuitas entre usuários e a custo baixo para outros interlocutores que não usam seu sistema. Segundo a empresa de pesquisa Ibope/NetRatings, o software registrou 400 mil usuários em janeiro no Brasil, aumento de 66 por cento nos últimos seis meses.





Fonte: Reuters

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