Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 26 de Fevereiro de 2005 às 14:38

    Imprimir


Os focos epidêmicos de diarréia na América Central, grande parte causados por rotavírus, deixaram pelo menos 62 mortos e 108.403 pessoas doentes desde o início deste ano.

Segundo os ministérios da Saúde dos países afetados, até agora 32 pessoas morreram na Nicarágua, 20 em El Salvador, 8 na Guatemala e 2 na Costa Rica, em sua maioria crianças menores de cinco anos.

El Salvador é o país com maior número de casos registrados, com 73.274 até ontem, a maioria por causa do rotavírus, família de vírus com características comuns cujo nome se deve a sua forma molecular.

O governo salvadorenho mantém o estado de emergência decretado no último dia 8 de fevereiro nos departamentos de San Salvador, La Libertad e La Paz, região central do país, a mais afetada pela doença.

Na Nicarágua, as autoridades confirmaram a morte de 32 pessoas por diarréia e 27.997 casos da doença até a quinta-feira passada, a metade por rotavírus.

A maioria dos casos foi registrada nos departamentos de Madriz e Estelí, no norte nicaragüense, onde o Ministério da Saúde decretou esta semana "emergência sanitária local", já que o número de incidências aumentou mais de 100%, enquanto no resto do país há um "alerta sanitário".

O rotavírus deixou oito crianças mortas na Guatemala, onde as autoridades de Saúde registraram 700 casos suspeitos da doença, dos quais 386 foram confirmados.

O Ministério da Saúde da Costa Rica também confirmou a morte de duas crianças por diarréia, causada pela bactéria "shiguella flexneri", e 6.432 casos de diarréias em menores de cinco anos, sem informar sobre outras possíveis causas nem se há registros de outros grupos da população afetados.

A chefa do Departamento de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde da Costa Rica, Teresita Solano, disse à EFE que "há um estado de alerta, já que nos outros países da América Central existe uma emergência, como em El Salvador e na Nicarágua".

Além disso, ela informou que a Costa Rica aumentou a vigilância epidemiológica nas regiões fronteiriças. Em Honduras, segundo a Secretaria de Saúde Pública, não há registro de casos de diarréias neste ano, mas em 2004 o número de afetados pela doença foi de 236.966, em sua maioria crianças menores de cinco anos.

Em declarações à EFE, o ministro da Saúde de El Salvador, José Guillermo Maza, reconheceu a gravidade da situação na América Central e informou que os países estão realizando oficinas "orientadas a uma política de saúde quanto à prevenção de doenças transmissíveis na região".

Segundo ele, ontem foi concluída em San Salvador uma oficina de quatro dias na qual epidemiológos da região determinaram medidas unificadas para o manejo de epidemias, principalmente de diarréias e dengue, com o apoio da Organização Pan-americana da Saúde (OPS).

Maza disse que "os hospitais estão cheios de gente com diarréia em todos os países centro-americanos". "Estas epidemias são sazonais e mundiais", afirmou.

O representante da OPS em El Salvador, Eduardo Guerrero, disse que as medidas de prevenção de epidemias são responsabilidade das sociedades, que devem adotar mudanças culturais.

No entanto, disse que os governos devem fazer maiores investimentos estratégicas sociais. "Não é possível criar uma mudança na brecha que existe em nossas populações apenas com o voluntarismo", acrescentou.

Segundo ele, o investimento social "terá de ser orientado para a melhora da saúde ambiental, a qualidade de vida e da água potável e, sobretudo, a proteção dos mais pobres, já que as epidemias matam primeiro as pessoas mais fracas da sociedade".

Em 2004, foram registrados 277.946 casos de diarréia em El Salvador, 100.178 na Costa Rica, 236.966 em Honduras e 28.884 na Nicarágua, enquanto a Guatemala não divulgou números globais.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/357047/visualizar/