Repórter News - reporternews.com.br
Noticias da TV
Sábado - 26 de Fevereiro de 2005 às 10:40

    Imprimir


Quase um mês depois do início de seu julgamento, Michael Jackson iniciará por fim na segunda-feira sua batalha contra as acusações de abuso sexual de uma criança, que podem levar para a cadeia uma das pessoas mais famosas do planeta.

Jurados serão presos se falarem sobre Jacko

Família de paciente quer processar Michael Jackson

Em um caso que parece avançar com velocidade, apesar de vários atrasos, os advogados de defesa e acusação apresentarão na segunda-feira seus primeiros argumentos no tribunal da tranqüila comunidade de Santa María (Califórnia).

A acusação, a cargo do promotor Tom Sneddon, de 61 anos, pintará uma das estrelas mais famosas do planeta como um inteligente pedófilo que utilizava seu poder, brilho e dinheiro para atrair crianças a seu "reino mágico" de Neverland (Terra do Nunca) em Santa Bárbara (Califórnia), onde os seduzia e depois abusava sexualmente delas.

A defesa pretende demonstrar, nos mais de seis meses que o julgamento contra o artista pode durar, que a mãe da criança que acusou Michael Jackson de abuso sexual é uma especialista em mentiras, vigarista e conhecedora da lei americana.

"Há muitas coisas em jogo neste caso. A vida de Michael Jackson está em jogo", disse o advogado Thomas Mesereau durante uma audiência na sexta-feira.

A defesa deve descrever o jovem - um adolescente de 15 anos que se recupera de um câncer e que é identificado como "John Doe" - não como uma vítima de abuso sexual e sim como uma marionete de uma mãe ambiciosa, de 36 anos, que o obrigou a fazer falsas acusações.

"A mãe da criança tem o hábito, prática e 'modus operandi' de iniciar uma relação amistosa com alguém e depois ver a maneira de obter dinheiro", acrescentou o advogado.

No que se considera um triunfo para a defesa, o juiz Rodney Melville autorizou a utilização, como evidência, de um caso legal vencido no passado pela mãe da suposta vítima com o qual se pretende atacar a credibilidade da mulher.

Segundo os advogados de Jackson, em 1998 a mãe do menino forçou os filhos a roubar uma loja e depois acusou os seguranças de terem sido violentos com as crianças e de tentativa de abuso sexual contra ela.

A loja preferiu solucionar o caso fora dos tribunais para evitar um processo e pagou US$ 150 mil à família.

Tudo indica que os depoimentos na Corte se transformarão em uma festa digna de tapete vermelho, com as presenças de Smokey Robinson, Eddie Murphy, Elizabeth Taylor, Diana Ross, Larry King e Stevie Wonder, entre outros, como testemunhas de defesa.

O julgamento contra o autoproclamado rei do pop começou no dia 31 de janeiro, mas adquiriu novo impulso na semana passada com a seleção do júri de 12 membros, integrado por oito mulheres e quatro homens com idades entre 20 e 79 anos.

Não há nenhum negro entre os jurados, conhecidos como os "Jackson 12". O grupo inclui um asiático, três latinos e oito brancos.

O julgamento teve que ser parado em duas oportunidades: a primeira devido à morte de um parente de Mesereau e depois por uma indisposição do artista, que teve que ser internado em um hospital.

"Será um processo difícil tanto para a defesa como para a acusação", prevê Laurie Levenson, especialista legal da Universidade de Loyola.

Jackson, de 46 anos e pai de três filhos, recebeu dez acusações, que incluem abuso sexual de uma criança, fornecimento de bebida alcoólica para cometer seus objetivos e tentativa de seqüestros do menor e de sua família, fatos que segundo os documentos judiciais supostamente aconteceram há dois anos.

A suposta vítima é um adolescente que tem 15 anos atualmente e que ficou conhecido pela primeira vez no documentário Living with Michael Jackson, exibido em fevereiro de 2003. Nele, Jackson escandalizou o mundo ao afirmar que não achava errado dividir a cama com crianças.

O artista negou todas as acusações. Em caso de condenação, Jackson pode passar de três a 20 anos na prisão.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/357098/visualizar/