Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 25 de Fevereiro de 2005 às 19:07
Por: Marcia Wonghon

    Imprimir


Recife - O secretário executivo da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, Mário Mamede, afirmou hoje, ao encerrar o seminário internacional "Desafios Contemporâneos para os Direitos Humanos", que os conceitos sobre o tema devem ser introduzidos dentro da escola, na fase inicial de socialização das crianças.

Segundo Mamede, para construir uma sociedade fincada nos princípios de direitos humanos é preciso que as crianças e os adolescentes sejam preparados pelos professores para tomar consciência do mundo político e do ambiente social que habitam. Mamede exemplificou com a importância de serem discutidos em sala de aula temas como a busca da construção de uma cultura de paz e a campanha nacional do desarmamento.

De acordo com o secretário, a degradação ambiental, as desigualdades, a negação dos direitos da mulher, a violência que incide sobre as crianças e jovens são temas que também devem ser abordados no dia-a-dia das unidades de ensino, como parte da formação dos estudantes. Ele disse que é impossível pensar em direitos humanos sem levar em conta a educação.

Mario Mamede informou que o Programa Nacional de Direitos Humanos está atuando, por meio de parcerias com governos estaduais e municipais e o setor empresarial, em todas as áreas da educação. O objetivo é beneficiar crianças, jovens, comunidades, agentes de segurança pública e setores acadêmicos, visando a superação das desigualdades e a promoção da cidadania. "Os resultados apontam para um horizonte mais animador", concluiu.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/357235/visualizar/