Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 25 de Fevereiro de 2005 às 17:15
Por: Pamela Muramatsu

    Imprimir


O projeto Parceria Rural – Agricultura, de parceria entre o Governo de Mato Grosso e a empresa Basf, é um dos três finalistas no prêmio Mérito Fitossanitário. Disputando também o primeiro lugar estão as empresas FMC e Syngenta. Promovido pela Andef (Associação Nacional de Defesa Vegetal) desde 1998, a iniciativa reconhece a participação das indústrias do setor de fitossanitários na área social. O resultado será divulgado no dia 21 de março, em cerimônia solene a ser realizada no Club Transatlântico, em São Paulo.

A BASF é uma das empresas parceiras do Governo no projeto e decidiu inscreve-lo para competir na categoria Destaque/Inovação devido ao módulo sobre saúde e segurança no trabalho e uso correto e seguro de produtos fitossanitários (defensivos agrícolas) que é ministrado no curso de operadores de máquinas e implementos agrícolas do projeto Parceria Rural.

De acordo com o gerente de Segurança de Produto da Basf, Roberto Melo de Araújo, Mato Grosso vem se destacando na agricultura em virtude do uso cada vez maior e constante de tecnologia de ponta e a utilização de defensivos agrícolas entre no pacote. "Daí a necessidade de capacitarmos trabalhadores para o uso correto e eficaz destes produtos, que estão cada vez mais sofisticados. A BASF é uma empresa responsável e comprometida com a segurança, saúde e meio ambiente”, disse Araújo.

O gerente da Basf acrescentou também que o projeto foi muito bem aceito pela comissão julgadora e que já está com a medalha de bronze garantida. De acordo com a secretária de Trabalho, Emprego e Cidadania, Terezinha Maggi, que é a coordenadora do projeto Parceria Rural em Mato Grosso, “queremos o primeiro lugar e temos condições de alcançá-lo, pois o Governo mostra mais uma vez seu respeito e preocupação com os aplicadores de produtos fitossanitários, qualificando trabalhadores para o uso correto e respeitando o ambiente”, frisou Terezinha Maggi.

O curso de operadores de máquinas e implementos agrícolas conta também com módulos sobre operação e manutenção de tratores, plantio, preparo de solo, colheita de soja e algodão, noções sobre previdência, direito do trabalho, ética e agricultura satelital de precisão. Já foram capacitados mais de 1.156 trabalhadores, no período de 15 meses (2003/2004), e em 16 municípios mato-grossenses. A média de inscritos é de 100 por curso realizado e os alunos de outras cidades recebem, de forma gratuita, alojamento e alimentação. A duração média do curso é de dez dias.

O Projeto conta com as parcerias das empresas Basf, Case In New Holland, Solo Vivo Fertilizantes, Valtra do Brasil, Agri Tillage Baldan do Brasil, AGCO do Brasil, Semeato S/A, AD Agricultura Satelital de Precisão, John Deere, Jacto, Neiva Aviação, Tatu Marchesan. Além das indústrias de máquinas agrícolas, são parceiros também a DRT, o INSS, e a Empaer, que contribuem com aulas de direito do trabalho, previdências e estudos técnicos, respectivamente.





Fonte: Assesorial/setec/mt

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/357263/visualizar/