Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 25 de Fevereiro de 2005 às 07:37
Por: Joana Dantas

    Imprimir


A apicultura da região de Cáceres (cidade situada a 209 km de Cuiabá) se prepara para uma nova fase. Ontem, 34 entidades entre elas 20 prefeituras, que integram a região sudoeste do Estado, assinaram de um contrato de acordo com metas e resultados definidos para 2005.

Segundo o gestor do Arranjo Produtivo Local (APL), Rubens de Pinho Filho, da unidade do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas) em Cáceres, o objetivo do contrato é ampliar a produção e a produtividade de mel por meio de um planejamento estratégico com metas estabelecidas.

Dentre as ações previstas estão o aumento em 160% no número de apicultores na região passando de 120 para 190 produtores; ampliação de 20% o número de colméia por produtor.

Atualmente são 1.963 colméias, sendo 16 por apicultor. A meta é chegar a 20 até o final de 2005. Elevar também a produtividade que hoje são 11,5 quilos em cada caixa (colméia) por ano para 17,25 quilos/ano e incrementar em 60% a quantidade produzida de 23 toneladas (t) para 60 t/ano. Escala necessária para que atividade atinja mercados consumidores internos e externos.

A produção de mel em Mato Grosso ainda é ínfima, cerca de 172 toneladas (t) anual, no Brasil são 30 mil t/ano, com potencial para crescer 10 vezes mais a tonelada atual.

No mundo a atividade é mais representativa e lucrativa. A Argentina, por exemplo, produz 90 milhões de t, os Estados Unidos, 140 mil t, e a China 250 mil t. A produção de mel no mundo totaliza 1,5 milhão t e o setor movimenta cerca US$ 3,3 bilhões anuais.

Fomento

No ano passado, várias atividades foram realizadas para fomentar o desenvolvimento do setor como a criação do grupo gestor composto por nove entidades, entre elas Apialpa (Associação dos apicultores do Alto Pantanal), Empaer (Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural S/A), Sebrae, Unemat (Universidade de Mato Grosso), Indea (Instituto de Defesa Agropecuária), Apecon (Associação de Apicultores de Conquista D´Oeste) e ACA (Associação de Comodoro dos Apicultores); cursos de iniciação na atividade, encontros do ramo estadual e municipal; e um diagnóstico que orientou o plano de ações este ano.

Para o apicultor Alexandre Fernandez de Cáceres, a agenda de trabalho é fundamental para o crescimento do setor. Fernandes produz 2 t de mel por ano, que comercializa a R$ 12 o quilo.

“É uma oportunidade de potencializar a produção, sendo mais uma opção de renda e emprego nas regiões produtoras”, afirmou o apicultor.




Fonte: Folha do Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/357410/visualizar/