Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 25 de Fevereiro de 2005 às 07:17
Por: Karoline Garcia

    Imprimir


As críticas dos deputados estaduais à maneira com que a Secretaria Estadual de Educação está sendo conduzida voltaram a ser tônica da sessão no parlamento. Ontem pela manhã, o deputado Carlão Nascimento (PSDB) disse que não há planejamento para a área e que os poucos projetos apresentados são mal elaborados.

Durante a sessão matutina, os deputados aprovaram três requerimentos à secretária solicitando informações sobre gastos com reformas de escolas e pedindo cópia dos processos licitatórios e dos contratos. Riva, que é o autor dos requerimentos, afirmou que, a partir de agora, só irá conversar com a secretária através de requerimentos e ofícios.

“A partir do momento que nós tivemos uma situação de divergência, eu não tenho outra posição. Eu vou fazer tudo de forma oficial, para que não paire dúvida sobre nossos pedidos, que são todos institucionais e de interesse coletivo”, argumentou. Ele disse ainda que a relação dele com a titular da Seduc será dessa forma, oficial.

O parlamentar questiona as prioridades que estão sendo definidas pela secretaria. Nos requerimentos aprovados, Riva ressalta a construção de um muro, na Escola Chapeuzinho Vermelho, no município Terra Nova do Norte, na ordem de R$ 150 mil. “Eu não questiono a importância da obra, o que questiono é a prioridade, porque se você gasta R$ 150 mil num muro, pressupõe-se que pode fazer muro em todas as escolas. E nós temos muitas escolas, como em Sinop, Juína, Juara, Alta Floresta sem muro”.

Os requerimentos do deputado pedem informações sobre reformas em escolas, desde o número de entidades até serviços executados e nomes de empresas e cópias de processos licitatórios. Duas das reformas que Riva pede maior número de informações são de Terra Nova do Norte. Na próxima semana, o deputado tucano Carlão nascimento também pretende encaminhar requerimentos à Ana Carla Muniz solicitando informações sobre projetos, entre eles o Vitamina.

“Ele tem como meta criar até 2006, 300 hortas nas escolas da rede estadual e introduzir soja na merenda de 100% das escolas no mesmo período. Esse é o projeto que visa a melhoria da Educação no Estado?”, questionou o deputado. Para ele, sendo este o destaque do governo, já que foi lido na abertura dos trabalhos, só comprova a falta de planejamento para a área. “Não existem projetos para diminuir a evasão escolar, capacitar professores, por exemplo. É um buraco muito grande que o governo está deixando. Para o Fethab tem planejamento feito”.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/357419/visualizar/