Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 24 de Fevereiro de 2005 às 17:30
Por: Flávia Albuquerque

    Imprimir


São Paulo - Os supermercados tiveram crescimento de 9,94% nas vendas de janeiro, em comparação com o mesmo mês de 2004, divulgou nesta quinta-feira a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Em relação a dezembro passado, em janeiro as vendas caíram 27,66%.

Segundo o presidente da entidade, João Carlos de Oliveira, essa queda é normal, porque a época de Natal é a melhor do ano em vendas para o setor. "Além disso, janeiro é um mês no qual prevalecem as liquidações e ofertas e concentra gastos familiares com pagamento de impostos e despesas escolares, o que afeta o consumo", afirma Oliveira.

Ele avalia que o crescimento de 9,94% é resultado da melhora da conjuntura econômica em 2005, em especial o aumento dos empregos e o aumento da massa de salários em circulação. "Também contribuíram positivamente para este crescimento as ações realizadas pelos supermercados para estimular as vendas, como facilidades para pagamento, ofertas e promoções, revisão, adequação e ampliação do mix de serviços e produtos, entre outros".

A Abras fez ainda uma sondagem para verificar quais as expectativas dos supermercados para as vendas na Páscoa, a segunda data no ano mais importante para o segmento. Foram entrevistadas 50 empresas, que respondem por cerca de 50% das vendas totais do setor. Para 75% dos entrevistados, os consumidores comprarão mais e para 25% os consumidores manterão o volume de compras de 2004.

Em relação às encomendas, 67% dos estabelecimentos disseram que comprarão um volume maior de mercadorias para esta Páscoa enquanto 27,5% pretendem manter o volume encomendado. Apenas 5,0% responderam que farão encomendas menores nesta Páscoa.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/357530/visualizar/