Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 24 de Fevereiro de 2005 às 16:00

    Imprimir


Toronto - O chanceler canadense Pierre Pettigrew disse que o Canadá sairá do programa de defesa contra mísseis dos Estados Unidos, decisão que provavelmente aumentará a tensão entre os dois países, mas agradará ao público canadense. Pettigrew, pondo um ponto final em quase dois anos de debate sobre se o Canadá deveria se comprometer com o projeto, orçado em bilhões de dólares, disse que seu país continuará a atuar como aliado de Washington na luta contra o terrorismo be na defesa do continente norte-americano.

Quando o presidente dos EUA, George W. Bush, visitou o Canadá em dezembro, ele surpreendeu o governo canadense com diversos apelos por apoio ao escudo de defesa, que deverá contar com foguetes capazes de derrubar mísseis disparados contra a América do Norte.

Pesquisas do opinião pública, porém, indicam que a maioria dos canadenses se opõe ao plano. Muitos acreditam que o escudo, quando implementado, levará a uma nova corrida armamentista em escala mundial. O premier Paul Martin, que controla um governo de minoria do Parlamento, já declarou que não apoiará o que chamou de "armamentização do espaço".





Fonte: AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/357555/visualizar/