Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 22 de Fevereiro de 2005 às 23:44
Por: Carmen Tabar

    Imprimir


Os Príncipes de Astúrias, Felipe de Borbón e Letizia, chegaram nesta tarde de terça-feira à base aérea de Brasília, cidade onde darão início amanhã a sua primeira visita oficial à América Latina.

Felipe e Letizia, que viajam acompanhados pelo secretário de Estado de Assuntos Exteriores e para Ibero-américa, Bernardino León, foram saudados em sua chegada por responsáveis pelo departamento de Relações Exteriores do Brasil e pelo embaixador da Espanha em Brasília, Ricardo Peidró.

Embora nesta noite os príncipes estejam convidados para um jantar informal com o presidente do Brasil e sua esposa na Granja do Torto, amanhã o herdeiro da coroa espanhola e sua esposa serão recebidos por Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto com todas as honras oficiais.

Se as relações entre Espanha e Brasil são excelentes, como destacaram numerosas vezes os representantes do governo espanhol e o embaixador Peidró, os contatos entre Felipe e Lula não são para menos.

O Príncipe de Astúrias representou a Espanha há pouco mais de dois anos, quando Lula tomou posse como presidente do Brasil, em 1 de janeiro de 2003.

Nesse mesmo ano, voltaram a se encontrar duas vezes. Primeiro quando Lula viajou em julho à Espanha em uma visita de Estado e, depois, em outubro, quando esteve em Oviedo (Astúrias) para receber o Prêmio Príncipe de Astúrias de Cooperação Internacional 2003 por seus esforços para promover a cooperação contra a pobreza.

A essa luta, na qual a Espanha está totalmente envolvida, querem se somar os Príncipes de Astúrias que, no sábado, visitarão em Salvador a favela do Candeal, onde são feitos vários projetos com a cooperação da Espanha.

Desde 1996, Felipe representa a Espanha nas posses de governantes ibero-americanos. De fato, quando encerra a visita ao Brasil, os príncipes se transladarão a Montevidéu para assistir à posse do novo presidente uruguaio, Tabaré Vázquez.

Nas 33 ocasiões que Felipe representou a Espanha nas posses de governantes ibero-americanos, reuniu-se tanto com o presidente em fim de mandato como com o novo. Daí sua grande capacidade como interlocutor espanhol ante os Estados deste lado do Atlântico.

Tanto a casa real como o governo espanhol consideraram oportuno canalizar essa experiência de Felipe. Por isso, decidiu-se que seriam feitas na América Latina algumas visitas oficiais, muito similares às que já eram feitas a diversos países europeus, que, a princípio, serão anuais, embora não exista nenhum calendário oficial.

Como disse o embaixador espanhol, não foi casualidade que o primeiro país eleito para iniciar esta rodada de visitas tenha sido o Brasil. As relações são excelentes no político, no econômico, no cultural e no social.

Além de se reunir com Lula, os príncipes visitarão o Senado, a Câmara dos Deputados e o Supremo Tribunal Federal, com cujos responsáveis manterão um encontro durante sua estadia na capital.

Em São Paulo, a segunda etapa de sua visita, inaugurarão o Fórum ICEX (Instituto de Comércio Exterior espanhol).

A Espanha ocupa o segundo lugar, depois de Estados Unidos, em investimentos no Brasil, com um montante acumulado nos últimos anos de 30 bilhões de dólares, segundo fontes diplomáticas.

Até agora, foram as grandes firmas as que investiram nesta terra, e o objetivo é que se instalem neste país também as pequenas e médias empresas.

Além disso, Felipe e Letizia inaugurarão em São Paulo a segunda sede brasileira do Instituto Cervantes, que já tem uma filial no Rio de Janeiro, e espera ter sete em dois anos, informou Ricardo Peidró. Na sexta-feira e no sábado, em Salvador, entre outras atividades, Felipe e Letizia visitarão o Hospital e o Centro espanhol, além da já mencionada favela do Candeal.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/357885/visualizar/