Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Terça - 22 de Fevereiro de 2005 às 23:36

    Imprimir


A família de worms Sober foi uma das que alcançou maior propagação em 2004, sendo a versão Sober.I uma das mais importantes. Mas hoje foi detectada a versão Sober.K, que já está se espalhando por Estados Unidos e Europa, principalmente, segundo a empresa britânica Sophos. A praga ataca apenas computadores rodando sistemas operacionais Windows, da Microsoft.

Mesmo que a propagação ainda seja pouca, é importante alertar os usuários sobre sua aparição, dados os antecedentes das versões anteriores da praga. O Win32/Sober.K se reproduz através de e-mail e utiliza seu próprio motor SMTP, enviando mensagens com texto em inglês ou alemão - algumas das mensagens usam a celebridade Paris Hilton como "isca", alegando ser material sobre a loura herdeira da cadeia de hotéis -, como outras versões anteriores.

A mensagem contém um arquivo anexado que, se for executado, permite que a praga se instale no sistema e comece a coletar endereços eletrônicos aos quais logo se enviará.

Para evitar enviar-se a endereços de empresas antivírus, o Sober.K não manda mensagens a se enviará. Para evitar enviar-se a endereços e empresas de antivírus, o worm discrimina algumas palavras-chaves.

Paris Hilton, a praga da vez

Paris Hilton parece ser, mesmo, a "bola da vez" no que se refere a pragas na Internet. Além do Sober.K, o vírus Ahker.C, também detectado hoje, chega numa mensagem com o título "Paris Hilton... download it!" e um arquivo anexado chamado "ParisXXX.zip". O anexo traz uma cópia do Ahker.C.

Além de infectar o computador (rodando Windows, apenas), o vírus tenta desabilitar os programas antivírus e firewall. O Ahker também bloqueia o acesso a vários sites.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/357886/visualizar/