Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 22 de Fevereiro de 2005 às 17:20
Por: Alana Gandra

    Imprimir


Rio - A Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) anunciou hoje, no Rio de Janeiro, que o preço do minério de ferro produzido pela empresa este ano para as siderúrgicas japonesas será reajustado em 71,5%. O percentual resultou de negociações com a Nippon Steel Corporation, maior siderúrgica do país. A direção da Vale explicou que o aumento significativo de preço reflete a situação de desequilíbrios que se verifica há dois anos no mercado de metais e de fretes marítimos internacionais.

Estudo realizado para a Vale pelo diretor de pesquisa da Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV), João Victor Issler, mostra, entretanto, que não haverá impacto desse reajuste sobre a inflação. Considerando um aumento de 90% no preço dos contratos de minério de ferro da CVRD sobre o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), um eventual impacto seria de apenas 0,045%, diz o estudo. O trabalho se baseia em um exercício de "previsão livre" que considera razoável para 2005 uma inflação acumulada de 7,71%.

A assessoria da Vale avaliou também que os trabalhadores que investiram em ações da companhia com recursos do FGTS continuarão tendo ganhos expressivos este ano. Além disso, o reajuste de 71,5% implicará em incremento das exportações brasileiras e em mais reservas para o país, assegurou. Em 2004, a companhia contribuiu com US$ 4 bilhões para a balança comercial, com participação de 13% nos embarques totais do Brasil ao exterior.

A CVRD investirá este ano cerca de US$ 1,7 bilhão na área de minerais ferrosos. Seis projetos de ampliação da capacidade de produção de minério de ferro se acham em curso no momento, informou a assessoria.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/357983/visualizar/