Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Terça - 22 de Fevereiro de 2005 às 06:23

    Imprimir


O Brasil é o quinto país em número de usuários do Skype, o mais popular entre os softwares de VoIP (Voz sobre Protocolo Internet, em inglês). Lançado há um ano e meio pelos criadores do Kazaa, serviço de troca de arquivos pela Web, o software Skype já registra mais de 26 milhões de usuários. E o Brasil fica atrás apenas de Estados Unidos, Polônia, Alemanha e França.

Desde que passou a usar o Skype, o engenheiro João Estevam, 54, conseguiu reduzir em mais da metade o gasto de sua empresa com ligações internacionais."É impressionante como reduziu meu custo!", conta Estevam, sócio-diretor da ETZ Informática, companhia nacional de distribuição de software empresarial. "E a qualidade é melhor que de celular para celular", complementou. "Para clientes ainda não uso, mas com parceiros e fornecedores internacionais uso direto."

O uso do software no País chamou a atenção dos criadores do Skype. "Acreditamos que o Brasil é um dos principais países para o Skype por causa de sua sólida penetração de banda larga e sua comunidade que sabe usar tecnologia", disse a porta-voz da empresa, Kelly Larabee. Até o final de dezembro, havia no Brasil mais de 2 milhões de usuários de Internet rápida, segundo as principais empresas do setor.

Para usar o programa, o internauta precisa ir até o site www.skype.com e baixar uma cópia gratuita do software, que funciona como um aplicativo de mensagens instantâneas comum, mas com recursos que permitem ligações via microfone acoplado no computador. O usuário também precisa de uma conexão de alta velocidade com a Internet para transmitir a chamada.

As ligações feitas de usuário para usuário do Skype são gratuitas pois a conversa é transmitida pela Internet. Já nas ligações em que o usuário chama um telefones fixo ou celular a Skype compra uma tarifa pois a chamada trafega por redes de companhias telefônicas. Entretanto, o valor pago pelo usuário é inferior aos preços cobrados pelas operadoras de telefonia tradicionais, que usam redes dedicadas para trafegar as ligações dos clientes. Uma chamada do Brasil para os Estados Unidos ou para o Reino Unido pelo Skype custa 0,023 dólar por minuto, ou 0,059 real.

Apesar do crescimento das tecnologias de voz sobre IP ainda deve levar alguns anos para que elas se popularizem pelo mercado brasileiro como o telefone tradicional. "Por um lado, o caminho de telefonia para voz sobre IP ou para modelos do tipo Skype é inexorável, ou seja usar a rede mundial de computadores para telefonia porque é muito mais barato para o usuário", disse o diretor de estratégia da E-Consulting, empresa de pesquisa do mercado de tecnologia, Daniel Domeneghetti.

"Por outro lado, você não tem infra-estrutura suficiente ainda (no Brasil) para suportar uma migração em massa de pessoas para esse padrão. É uma tendência que não vai passar ao largo das empresas de telecomunicações, elas vão ter que absorver em algum momento".

Mais para frente será possível usar o software da Skype também no celular. A empresa anunciou na semana passada um acordo com a Motorola, terceira maior fabricante de celulares do mundo, para instalar seu programa como opção de fábrica em alguns modelos de celulares que acessam a Internet em alta velocidade. E de olho nos usuários empresariais, a empresa disse que pretende lançar ainda este ano uma versão corporativa do Skype que permite a teleconferência com até 5 pessoas ao mesmo tempo.




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/358208/visualizar/